Atividades sobre cidadania e ambiente Marcam Dia das Crianças no SADA

19/10/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem (SADA) da Policlínica 3, promove até esta sexta-feira, dia 19 de outubro, uma série de atividades sobre cidadania e meio ambiente voltada para 300 crianças e adolescentes atendidos na unidade e seus familiares.

As ações, iniciadas dia 15 de outubro, marcam o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, e contam com a parceria do Distrito de Saúde Sul, Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Fundação Educar da D´Paschoal, Sanasa e outras entidades da sociedade civil.

Nesta sexta-feira, dia 19, as crianças e adolescentes vão participar de oficina de plantio e organização do jardim e da horta medicinal e conversar com técnico que cuida destes ambientes. No final dos trabalhos, haverá distribuição de livros e guloseimas.

No dia 15, no primeiro dia de atividades, as ações focaram a questão da remoção e separação de resíduos no entorno do prédio da Policlínica 3. Também aconteceu conversa com técnico em meio ambiente e apresentação de filme sobre reciclagem. As crianças colocaram placas para auxiliar na manutenção do espaço e preservação ambiental.

Nos dias 16 e 17, as oficinas focaram limpeza e preparação do jardim e da horta medicinal para receber as novas mudas; conversa com técnico e preparo e cuidados com a terra e o plantio.

Todas as atividades foram desenvolvidas no espaço da Policlínica 3 e do Centro de Saúde Faria Lima, na avenida Faria Lima, 90, no Parque Itália. Em todos os dias, ao final das atividades, foram distribuídos livros e guloseimas. Anterior às atividades da semana, a equipe do SADA fez um trabalho de sensibilização com seus pacientes.

A comemoração do Dia das Crianças já é uma tradição no SADA. Todos os anos é escolhido um tema. Em 2007, foi privilegiada a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. “Apenas cuidando do meio ambiente é que teremos um futuro saudável. Juventude e futuro é uma relação que deve ser privilegiada e a busca de saúde para esta relação é algo em que todos devemos investir. É com este objetivo que trabalhamos este ano o tema cidadania e consciência ambiental”, diz Dânae Trevisan, psicóloga do SADA.

Saiba mais. O SADA presta assistência integral a crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 16 anos, com queixa escolar nas áreas de leitura, escrita e raciocínio lógico.

São pessoas com histórico de fracasso escolar que, por este motivo, passaram a apresentar baixa auto-estima, desmotivação para a escolarização e para o envolvimento com os processos gerais de aprendizagem; com distúrbios específicos de aprendizagem; quadro de transtorno e déficit de atenção e hiperatividade com reflexos na aprendizagem; alterações do desenvolvimento neuropsicomotor que levem à dificuldades de aprendizagem; trocas fonéticas na escrita, com o sem problemas de articulação de fala; ou com desorganização do pensamento, estando dificultada a expressão escrita.

A unidade conta com uma equipe de três psicólogas e uma fonoaudióloga. Os atendimentos são em grupos terapêuticos, semanais, quinzenais e mensais, de acordo com a necessidade. Pais e professores também recebem orientação. São promovidas oficinas de orientação para as famílias com o objetivo de melhorar a qualidade da mediação e, casa. O SADA atua para promover redes de atenção com envolvimento das áreas da saúde, educação, assistência, cultura e outras. Também são promovidas ações preventivas

Os usuários chegam até a unidade vindos das unidades da rede básica que segue o Guia Orientador para Encaminhamento ao SADA, disponível no endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Volta ao índice de notícias