Saúde amplia especialidades no tratamento odontológico

24/10/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugurou nesta terça-feira, dia 23 de outubro, no Centro de Saúde (CS) do Jardim Eulina, o centro de referência para endodontia (que trata canal dentário) para a região norte do município. A unidade vai ampliar a oferta para tratamentos endodônticos até então oferecidos para esta parcela da população no prédio da Camprev, no Centro. O tratamento endodôntico trata-se da última alternativa para que não ocorra a perda do dente.

A construção desta referência em espaço próprio atende a uma antiga reivindicação dos gestores e trabalhadores da saúde. “A construção desta unidade era uma meta da Secretaria de Saúde, que atua em busca de qualificar a assistência e ampliar o acesso da população à saúde bucal”, disse o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de Saúde Bucal de Campinas.

A unidade, constituída com equipamentos de tecnologia moderna, conta com dois profissionais de endodontia, atuando no total de 46 horas semanais, e uma auxiliar de consultório dentário (ACD). Também está em andamento a contratação de mais um ACD para a unidade. Quando estiver operando com sua capacidade máxima, o serviço vai atender cerca de 84 pacientes novos por mês.

O Centro de Referência atende pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família da região norte da cidade. Para esclarecer as equipes sobre as formas de encaminhamento, após a inauguração, foi promovido um seminário com representantes das unidades de saúde da região norte. O evento discutiu o protocolo de endodontia.

“O Centro de Referência vai permitir que possamos administrar melhor as vagas, com um mínimo possível de faltas e o máximo de otimização do serviço, além de reduzir o tempo de espera”, informa o cirurgião dentista e sanitarista Eduardo de Sant´Anna Vítor, do apoio técnico da área de saúde bucal do Distrito de Saúde Norte. Sant´Anna Vítor informa que os pacientes são atendidos conforme o risco.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 140 equipos, 210 dentistas, 20 Técnicos de Higiene Dental (THD) e 115 Auxiliares de Consultório Dentário (ACD) que prestam atenção primária à saúde bucal para 12% da população (120 mil pessoas) da cidade. A atenção primária inclui procedimentos de urgência, restaurações (obturações) em almálgama e resina, extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas), odontopediatria básica, prevenção e atividades educativas.

Existem também referências especializadas nos Distritos e um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) onde são realizados procedimentos especializados como periodontia, endodontia, cirurgias e disponibilizadas próteses dentárias (dentaduras). A Secretaria ainda realiza diagnóstico oral com ênfase na identificação do câncer bucal, um dos principais problemas de saúde bucal no país.

Volta ao índice de notícias