Ações de prevenção e educação marcam Semana dos Bons Dentes em Campinas

25/10/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar a Semana dos Bons Dentes, de 22 a 26 de outubro, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos centros de saúde e módulos de saúde da família, promove até sexta-feira uma série de atividades sobre prevenção e educação em saúde bucal.

Direcionadas a toda população, as ações são realizadas nas unidades de saúde, em escolas e outros equipamentos sociais e incluem palestras, apresentações de peças de teatro e de filmes, confecção e exposição de cartazes, atividades lúdicas, orientações em salas de acolhimento, distribuição de escovas e cremes dentais e outras.

“Nosso objetivo principal nesta semana é levar à população questões relacionadas ao autocuidado com a saúde da boca. O grande desafio é estabelecer com o paciente a consciência de que ele precisa ser parceiro nos cuidados com a saúde bucal, que faz parte da saúde como um todo. Além disso, trabalhamos a adaptação das técnicas de escovação e abordamos a dieta inteligente, ou seja: a alimentação com o uso limitado de açúcar”, diz a técnica em higiene dental (THD) Celina Pereira dos Santos Lopes, do Centro de Saúde (CS) da Vila Ipê, na região sul da cidade.

Segundo Celina, no CS da Vila Ipê, durante a semana, também estão sendo desenvolvidas atividades com multiplicadores em saúde bucal, que são estudantes capacitados para a abordagem dos usuários da unidade de saúde e dos escolares para propagar informações sobre a importância dos dentes; as doenças da boca, como gengivite, cárie e doença periodontal; e a autonomia através da prevenção, com adequação das técnicas de escovação, de uso fio dental e da higiene da língua.

“O trabalho com os multiplicadores é desenvolvido desde 2004 pelo Centro de Saúde da Vila Ipê, em parceria com a Escola Procópio Ferreira, com os alunos de 12 a 17 anos. Trata-se de um projeto que tem como objetivo preparar o adolescente e envolvê-lo nas ações com a comunidade, dando a ele autonomia na questão da informação e do autocuidado com a saúde bucal”, diz Celina.

Além do trabalho com os multiplicadores durante todos os dias desta semana, o CS da Vila Ipê promoveu, nesta quarta-feira, dia 24, atividades lúdicas e apresentação da peça de teatro ‘O Sorriso’ na escola Disney Scornainch. A mesma ação será desencadeada nesta quinta-feira, dia 25, na Cemei Maria Beatriz.

No CS Santa Odila, também na região sul, durante toda semana foram confeccionados cartazes, houve exibição de filmes na sala de acolhimento, distribuição de creme dental e escovas de dentes e atividades interativas com crianças.

No CS Florence, região noroeste, a equipe de saúde bucal desenvolveu, no dia 18, atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nilton Oppermann e, durante todos os dias desta semana, na própria unidade de saúde. Os trabalhos incluem confecções de cartazes, premiação com escovas e cremes dentais, palestras, apresentação de filmes, discussão e orientação para escovação.

No CS 31 de Março, região leste, houve apresentações da peça de teatro ‘A festa no céu da boca’ na Emei Hilton Federich e na Cemei Isaura Orestes Quércia. Também estão programadas atividades de informação e educação em saúde com crianças do núcleo de assistência social da Vila 31 de Março, além de palestras e apresentação de teatro na própria unidade. As ações são desenvolvidas pela equipe de saúde bucal em parceria com os agentes comunitários de saúde.

As ações de prevenção durante a Semana dos Bons Dentes são estimuladas pela comissão de THDs e Auxiliares de Consultório Dentário (ACDs) da Prefeitura Municipal de Campinas, composta por dois representantes de cada um dos cinco Distrito de Saúde, em parceria com a coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.