Oficina qualifica equipes de urgência para acolhimento e classificação de risco

29/10/2007

Autor: Denize Assis

O Ministério da Saúde, através do Programa Qualisus, e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promovem nestas segunda-feira, dia 29 de outubro, das 19h às 22h, e terça-feira, das 8h às 17h, no Auditório do Hotel Premium da avenida Júlio de Mesquita, a Oficina para implementação do acolhimento com classificação de risco.

O evento integra o processo de implantação dos dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, que visa uma nova relação entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais e gestores de saúde.

Direcionada a todas as equipes das unidades de urgência da rede pública de saúde de Campinas e das unidades, a oficina tem como objetivo aprimorar os profissionais e uniformizar os trabalhos nas diversas portas de urgência, promovendo humanização no atendimento.

A oficina acontece em dois momentos, hoje e amanhã, e nos próximos dias 5 e 6 de novembro. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas, distribuídas para os hospitais Mário Gatti, Celso Pierro e de Clínicas (HC), Prontos-Socorros Centro, Anchieta, Ouro Verde e São José, Distritos de Saúde e Samu/192.

A enfermeira Denise Vieira Antunes Amaral, uma das coordenadoras da área técnica de Urgência e Emergência de Campinas, informa que a Secretaria Municipal de Saúde já atua com acolhimento e classificação de risco do paciente, garantindo o acesso aos serviços não por ordem de chegada, mas por critérios de risco e de sofrimento.

“O que pretendemos é aprimorar este trabalho com um conteúdo mais técnico vindo do Ministério da Saúde e também padronizar as ações. Queremos que todos falem ‘a mesma linguagem’, melhorando a comunicação entre os serviços, qualificando o encaminhamento dos casos e, conseqüentemente, beneficiando toda população”, afirma.