Prefeitura inaugura Caps AD e amplia Atendimento a usuários de álcool e outras drogas

30/10/2007

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, inaugurou nesta terça-feira, dia 30 de outubro, às 9h, na rua Alves do Banho, 979, no Jardim do Trevo (atrás do Hotel Nacional Inn), o Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (Caps AD) Independência.

A unidade passa a ser referência para pacientes das regiões sul e sudoeste da cidade e amplia no município o atendimento à parcela da população adulta que sofre com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Até então, Campinas contava com um Caps Ad, na rua Tiradentes, 882, Botafogo, que era referência para toda cidade.

As regiões sul e sudoeste são as maiores em termos populacionais e em demanda de usuários com problemas ligados ao uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos; do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; do superintendente do Cândido Ferreira, Nobusou Oki; do diretor municipal de saúde, Pedro Humberto Scavariello; da coordenadora da área técnica de saúde mental, Elza Laureth Guarido; de toda equipe que vai trabalhar no Caps, além de usuários e seus familiares.

“Este é um momento importante para a Prefeitura, para a saúde pública e para todos os cidadãos de Campinas porque amplia a cobertura do SUS com um programa de excelência, porque abre mais uma porta que oferece gratuitamente serviços na maioria das vezes só acessíveis a quem pode pagar”, disse dr. Hélio.

O prefeito afirmou ainda que, além de serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento, em relação à questão do álcool e outras drogas é preciso estabelecer programas educacionais e de prevenção que possam ser discutidos e refletidos com todos os segmentos da sociedade.

“Precisamos enfrentar os componentes que levam ao uso abusivo de álcool e drogas. Este é o nosso compromisso. Isto é fazer saúde pública. Quero parabenizar a toda equipe da saúde por mais este Caps AD, que é o 2º de uma série que pretendemos levar a todas as regiões da cidade e que, mais uma vez, reafirma a condição de Campinas como cidade que oferece saúde pública de qualidade, que serve de exemplo para o Brasil”, disse.

O Secretário de Saúde José Francisco Saraiva também ressaltou o momento ímpar para o município que, com a inauguração do Caps AD, amplia o acesso e garante o atendimento no sistema público a todas as pessoas que têm problemas com o uso de álcool e outras drogas. Ele lembrou que a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os governos desenvolvam programas assistenciais na rede básica de saúde, de modo a facilitar o acesso ao tratamento.

A psicóloga Elza Guarido, coordenadora da área técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, informou que o alcoolismo e a dependência de drogas é um problema de saúde pública. “Mais de 12% da população faz uso abusivo de álcool e outras drogas. 1/3 dos nossos adolescentes toma álcool e metade deste 1/3 abusa toda vez que usa. Portanto trata-se de uma questão da qual a saúde pública e a sociedade têm que cuidar”, disse.

Assistência Multidisciplinar. O Caps Ad Independência conta com uma equipe multidisciplinar composta por um médico psiquiatra, um enfermeiro com formação em saúde mental, um médico clínico, quatro profissionais de nível superior - terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social -, um gerente técnico e seis profissionais de nível médio – auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, educacional e artesão.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acolhimento das 8 às 16h. No local, é prestado atendimento integral ao paciente, com acolhimento e tratamento, promovendo cuidado ambulatorial intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, de acordo com a necessidade do usuário.

Segundo Elza, o Caps AD Independência iniciou suas atividades atendendo pacientes já em tratamento e acompanhamento no ambulatório do Cândido Ferreira. São pacientes já cadastrados mas, segundo ela, a unidade tem porta aberta e aceita também demanda espontânea.

Um dos pacientes que passam a utilizar o Caps AD Independência é Clóvis Pereira. Morador do Dic VI, Clóvis tem 51 anos, dos quais 28 anos vividos com dependência do álcool.

“Viciado em álcool por mais de duas décadas precisei desta ajuda que hoje estabelece suas portas aqui, nesta região carente e que precisa deste tipo de ajuda. Falo como um exemplo vivo, pois aconteceu com a minha pessoa: viciado em álcool por 28 anos, precisei desta ajuda. Hoje, graças a Deus e a esta ajuda profissional, estou há cinco anos, oito meses e 24 dias liberto do vício. Mas as conseqüências do uso do álcool se refletem em alguns problemas de saúde. Por isso, dou continuidade ao tratamento. Com a abertura deste Caps AD, tudo fica mais fácil. Não só para mim, que já estou em tratamento, mas para tantos outros que necessitam desta ajuda. Parabéns a todos os responsáveis pela abertura deste centro”, afirmou.

Rede extra-hospitalar. A Política Municipal de Saúde Mental de Campinas, que segue as diretrizes da Política Nacional, define os Caps como o principal elemento da rede de atenção extra-hospitalar, no caso dos Caps AD formada também pelos centros de saúde, espaços de convivência, grupos terapêuticos e projetos de geração de renda.

Na concepção da reforma psiquiátrica, o modelo centrado na atenção hospitalar não reabilita totalmente o paciente. Quando isolado, o portador de transtornos mentais não consegue se ressocializar e perde sua individualidade.

Dentro deste contexto, os Caps foram criados como serviço de atenção diária, usados para substituir as internações hospitalares. Oferecem desde cuidados clínicos até atividades de reinserção social do paciente, por meio do acesso ao trabalho e lazer, direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e sociais. A equipe de profissionais do Caps é multidisciplinar, justamente para prestar atendimento integrado ao paciente.

Campinas foi uma das primeiras cidades brasileiras a atender à reforma psiquiátrica proposta pelo Ministério da Saúde, tornando-se referência em Saúde Mental. Com a inauguração do novo Caps AD, o município passa a contar com nove Caps, sendo um Caps infantil, seis adultos e dois AD.

A ampliação da rede é fundamental para aumentar ainda mais o número de atendimentos. Na prática, este aumento significa que cada vez menos o hospital é o destino dos portadores de transtornos mentais. Para os técnicos da Secretaria de Saúde, é um sinal claro de que a rede extra-hospitalar está desempenhando o papel que se espera dela.

O objetivo é que Campinas implante, até 2010, um Caps Ad em cada uma das suas cinco regiões de abrangência.

Paralelo à inauguração oficial do Caps AD Independência, foi servido um Brunch e houve uma Tarde das Artes, com apresentação de música de grupos do Caps Esperança e do Portal das Artes e mostra de produções artísticas e artesanais do Espaço das Vilas e Espaço Bem Viver, organizada pela artista plástica Rosa Morena. A Rádio “Maluco Beleza” fez a cobertura de todo evento.

Volta ao índice de notícias