Homenagem a doadoras marca Dia de Doação de Leite Humano em Campinas

02/10/2008

Autor: Denize Assis

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas aproveitou a data para sensibilizar a população para a importância da doação de leite humano, celebrar a atuação da unidade e homenagear as mulheres que doam e doaram leite ao centro e também aquelas cujos filhos necessitaram da doação.

As atividades ocorreram à tarde no auditório da Maternidade de Campinas, onde fica instalado o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano. A cerimônia reuniu o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; a diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organização da Secretaria de Saúde, Maria Cecília Brandt Piovesan; a coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, Cláudia Maria Monteiro Sampaio; a coordenadora municipal da Saúde da Criança, Maria Fernanda Costa Haddad; representantes do Distrito de Saúde Norte, gestores da maternidade; doadoras e seus bebês; além da imprensa.

Uma das mamães homenageadas foi a investigadora Telma Cristina Pereira, de 37 anos. Em 22 de setembro, Telma deu à luz ao menino Guilherme. Ele nasceu prematuro, com menos de dois quilos e por isso precisou ficar internado na Maternidade de Campinas. Durante este período, Guilherme está recebendo o leite da própria mãe e de mamães de outros bebês, por meio do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas.

“Eu tiro meu leite no Banco de Leite e no período em que não estou aqui ele recebe o leite do Banco doado por outras mães. Com isso, ele vai ganhar peso necessário para a alta. Por meio do Banco de Leite, eu destino o leite para meu próprio filho. Amamentar é a melhor coisa que a mãe tem depois de ter tido o filho”, disse Telma.

A analista de importação Luciana de Oliveira Kassab também esteve na comemoração de hoje com a filha Marcela Oliveira Kassab, de 4 meses. Luciana amamenta seu próprio filho e doa o excedente para o Banco de Leite. “Não custa nada. A gente tem sempre um pouquinho a mais. Quando vou preparar a mama para oferecer para o bebê, tiro sempre um pouco a mais e vou juntando. Não dá trabalho nenhum. Pode ser qualquer quantidade. É um ato de amor, de generosidade”, afirmou.

de amor que salva vidas”, disse Andréa.

Além de Telma e Luciana, outras 20 mamães que doam ou doaram para o Banco Leite Humano de Campinas estiveram no evento. Acompanhadas de seus bebês, elas foram saudadas pelo secretário de Saúde de Campinas.

“Cumprimento a todas. É motivo de orgulho e honra poder participar desta cerimônia e falar da importância do trabalho do Banco de Leite. Todos sabemos o quanto o leite materno é fundamental, não somente para os bebês que nascem pré-maturos, mas porque tem uma série de propriedades que protegem as crianças. É mais eficaz que qualquer medicação. A doação é um ato que salva vidas. E o trabalho da equipe do Banco é um trabalho generoso. Espero que possamos, cada um presente aqui, multiplicar estas informações para que possamos aumentar nossa capacidade”, disse José Francisco Saraiva.

Em seguida, a coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, médica pediatra Cláudia Monteiro Sampaio, falou sobre o trabalho do Banco de Leite, homenageou todas as mães e ressaltou a importância de datas como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano para o estímulo ao aleitamento materno e à doação de leite humano.

A coordenadora informou que o leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno. “Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorre mais rápido. Agradeço às nossas doadoras atuais e as que já foram doadoras e aproveito este momento para convocar as mulheres que estão amamentando e que tenham uma produção excedente para que pratiquem este gesto de amor de estar doando. Nós estamos precisando”, afirmou.

A coordenadora informou que esta semana, o Banco conta com 30 doadoras e que o ideal seriam 50. Segundo ela, em setembro, a unidade fechou com um estoque de 30 litros enquanto o ideal seriam 100 litros.

Segundo Cláudia, para doar, a mãe precisa estar amamentando o próprio filho e ter uma produção excedente, ou seja: a mulher amamenta e ainda precisa retirar umpouco porque esta mama fica incomodando, fica cheia. Então, ela precisa aliviar a mama e não vai faltar nada para o bebê se ela doar, ela tira o que o bebê não vai utilizar.

“Amamentar significa saúde. Vários trabalhos mostram que o bebê amamentado com o leite materno, que não é exposto a nenhum outro tipo de proteína animal precocemente, tem reduzida e muito a chance de diabetes, os casos graves de alergia entre outras vantagens. Portanto, estamos falando de ter adultos mais saudáveis”, disse.

Para doar, basta a mulher estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade. O telefone é 19 3306-6039

Sobre a data. O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 1º de outubro, foi criado em 2003 pela Portaria GM 1893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano.

A madrinha da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno de 2008 é a atriz Camila Pitanga, que posou com a filha Antônia, de quatro meses, para fotos de divulgação e participou da cerimônia de lançamento nesta quarta-feira, realizada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A atriz, que já doou leite materno, não cobrou cachê.

O Brasil possui 195 unidades de banco de leite, segundo o Ministério da Saúde, representando a maior rede do mundo. Cerca de 135 mil bebês recebem o leite doado por ano.

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas atendeu, em mais de 10 anos, 48.390 mulheres, recebeu 13.581 litros de leite e teve 8.717 doadoras.

Volta ao índice de notícias