Campanha contra rubéola termina Na sexta-feira, dia 10, em Campinas

07/10/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informa à população que a Campanha de Vacinação contra a Rubéola termina na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, no município. Portanto, quem ainda não se protegeu contra a doença, ainda tem uma última chance para tomar a dose, que continua disponível em todos os Centros de Saúde (CSs) da cidade. A vacina é gratuita. Basta levar a carteira de vacinas ou a de identidade.

Campinas deve vacinar 370.780 homens e mulheres de 20 a 39 anos. Até agora, foram vacinados 355.372, número que equivale a 95,84% do total. Embora o resultado seja expressivo – maior que as médias nacional, estadual e da região -, a cobertura vacinal não foi homogênea no município. Enquanto na região norte, todos os Centros de Saúde (CSs) vacinaram 100%, em outras áreas, a vacinação atingiu menos de 60%. É o caso dos CSs Floresta, Integração, São José, São Domingos, Vila Ipê, Orosimbo Maia, Sousas, Dic 3, Dic 1, Santa Lúcia e União de Bairros.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, está sendo reavaliada a estratégia para adoção de outras medidas que permitam garantir a homogeneidade.

“É necessário a adesão de todos. As pessoas precisam compreender que vacinar todos ao mesmo tempo garante a homogeneidade necessária para alcançar o objetivo que é, a partir de março de 2009, não confirmar mais casos de rubéola de vírus autóctone e, a partir de 2010, nenhum caso de síndrome de rubéola congênita no nosso bairro, na nossa cidade, no país. A campanha não é do Ministério ou da Secretaria de Saúde, mas de todo cidadão”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Ele disse que a rubéola congênita ocorre quando a doença atinge a mulher grávida. Neste caso, pode causar abortos ou o bebê pode nascer com surdez, cegueira, doenças do coração e retardo mental que perduram por toda vida. E os custos com essas crianças na área da educação e socialização são altíssimos.

“Ao evitarmos a doença por meio da vacinação, reduziremos drasticamente os números de crianças seqüeladas, melhorando a qualidade de vida da população. Portanto, se vacinar é um ato de cidadania. Todos os homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem tomar a dose. A vacina está disponível na rede pública. Procure o Centro de Saúde mais próximo ou informe-se no telefone 156”, completou.

Mesmo quem já tomou a vacina, deve se vacinar novamente. Esta nova dose irá garantir uma maior proteção. Outra observação importante é com relação ao público masculino: É com a vacinação dos homens que se diminuirá também a chance de as mulheres que não forem vacinadas adquirirem a doença na gestação. Em Campinas, até agora, foram vacinados mais homens (96,8%) que mulheres (94,91%).

Surtos. Em 2007, foram confirmados surtos de rubéola em 20 estados e em 577 municípios brasileiros. Foram 8.683 casos, sendo 69% em homens. A faixa etária mais acometida em ambos os sexos é a de 20 a 29 anos, seguida pela faixa de 30 a 39 anos.

Em 2008, foram confirmados até o momento mais de 840 casos. O estado com o maior número de ocorrências até o momento é São Paulo. Em Campinas, já são oito casos.