Seminário vai discutir trabalho médico no SUS Campinas

13/10/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Diretoria de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde, promove nas próximas quarta-feira e quinta-feira, dias 15 e 16 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, um evento pioneiro na área de recursos humanos na rede pública municipal de saúde. Será o primeiro Seminário Trabalho Médico no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.

O encontro, que tem como tema Desafios para a fixação, vai reunir médicos e coordenadores das unidades da Secretaria de Saúde, apoiadores, coordenadores distritais, diretores de departamentos, equipes técnicas do Desenvolvimento e do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets), conselheiros de saúde; representantes dos cursos de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); representantes das entidades representativas dos médicos; Diretoria Regional de Saúde (DRS VII) e seu Colegiado Gestor. A expectativa é que pelo menos 200 pessoas participem do evento.

Segundo a enfermeira Sílvia Carmona, diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, o objetivo é ouvir os médicos para compreender e identificar os desafios para fixar estes profissionais no SUS, mostrar que este é um cenário nacional e debater e propor alternativas para enfrentar esta situação.

Sílvia informa que a rede pública municipal de Saúde de Campinas conta, atualmente, com 1,1 mil médicos. “Temos desenvolvido trabalhos em várias frentes no sentido de fixar médicos, inclusive com investimentos na recuperação da infra-estrutura da rede, nas condições de trabalho, na melhoria salarial, na valorização profissional e na garantia de materiais de trabalho, que constam entre os principais motivos apontados por estes profissionais para a não continuidade no SUS. Nossa meta, com este seminário, é avançar ainda mais”, diz Sílvia.

A abertura do seminário acontece dia 15, às 18h30, com recepção, entrega de material e uma mesa com a presença do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e de representantes do Ministério da Saúde, da Puc e Unicamp, dos usuários e das entidades médicas, além da DRS VII.

Em seguida, acontece mesa redonda com o tema: Trabalho Médico do SUS – Desafios da Fixação dos Médicos nos Serviços Públicos de Saúde. Os debatedores são Henrique Antunes Vitalino, coordenador geral de Gestão do Trabalho em Saúde, do Ministério da Saúde, e Aparecida Linhares Pimenta, secretária de Saúde de Amparo e ex-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de São Paulo. A moderadora da mesa é Maria Haydèe Lima, técnica do Cets. Para fechar o dia, ocorre debate e coquetel.

No dia 16, as atividades serão iniciadas às 9h com a mesa redonda Trabalho Médico: Desafios na fixação dos médicos no SUS Campinas – diferentes olhares. Os debatedores são a diretora de RH da Saúde Sílvia Carmona, um representante de usuário e um médico do SUS-Campinas.

À tarde ocorre atividade em grupos para identificação de desafios e formulação de propostas para enfrentamento dos problemas. O encontro será encerrado com debate.

Os interessados ainda podem se inscrever para o evento, sendo que os profissionais das unidades de Saúde devem se inscrever pelos respectivos Distritos de Saúde e os do Nível Central da Secretaria de Saúde pelo e-mail cets-sms@ig.com.br Na inscrição devem constar nome completo, função/cargo, nome da unidade de saúde/instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3236-2089.