Profissionais, gestores e usuários do SUS Campinas discutem ações e metas para a vigilância em saúde

13/10/2008

Autor: Denize Assis

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas reúne nos próximos dias 20, 21 e 22 profissionais e gestores da rede pública municipal de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade civil para definir e pactuar o II Plano de Ações e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde, agora para os anos de 2009 e 2010. O I PAM ocorreu em 2006 e definiu as diretrizes para 2007-2008.

O evento, que acontece no dia 20 de outubro no Salão Vermelho, a partir das 17h30, e nos dias 21 e 22 no Hotel Nacional Inn, das 8h30 da manhã às 5 da tarde, terá os seguintes eixos temáticos: organização e gestão da vigilância em saúde no SUS Campinas; ação regulatória: vigilância de produtos, serviços e ambientes; a vigilância em saúde no contexto da atenção integral; formação e atualização dos profissionais de vigilância; e mobilização, participação e controle social.

Segundo a comissão organizadora, o PAM é uma maneira democrática e participativa de definir as prioridades na área da Vigilância em Saúde. Nesta oportunidade, pela segunda vez, trabalhadores, gestores e usuários vão estar juntos para definir metas e ações prioritárias que, segundo a comissão, são fundamentais para enfrentar alguns dos principais problemas de saúde e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores de Campinas.

Além disso, também pela segunda vez a discussão inclui a previsão de recursos para investimento na área, necessários para o desenvolvimento e qualificação das ações.

A expectativa da comissão organizadora - constituída por representantes dos gestores, trabalhadores e usuários - é de que o evento conte com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da vigilância em saúde de forma clara nos próximos anos, inclusive viabilizando o crescimento e a qualificação da área. “Por isso, a participação de todos é fundamental”, afirma a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora da Covisa.

Para se inscrever, as pessoas podem acessar o portal da Secretaria de Saúde pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 2116-0277 ou 2116-0186 ou 2116-0187 ou pelo e-mail comissaopamvisa2008@yahoo.com.br

Saiba sobre a vigilância.

A Vigilância em Saúde realiza ações voltadas para toda população da cidade, usuários do SUS ou não, que têm como objetivo a prevenção, promoção e proteção da saúde das pessoas.

Entre suas atividades estão incluídos os programas de combate à dengue e outras doenças transmitidas por vetores; o Programa de Imunização, a prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, como o sarampo e a rubéola, o controle de zoonoses; e a vigilância de doenças emergentes. A Covisa também agrega importantes programas de combate a doenças como tuberculose, hanseníase, hepatites virais, DST e Aids.

Volta ao índice de notícias