Abertura do PAM da Vigilância em Saúde reúne mais de 100 pessoas

21/10/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 100 pessoas foram mobilizadas no início da noite de segunda-feira, 20 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal (av. Anchieta, 200, Centro), na abertura do Plano de Ações e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde para os anos de 2009 e 2010.

O evento, que foi aberto pelo diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e pela diretora da Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela, reuniu profissionais e gestores da rede pública municipal de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outras secretarias municipais da Prefeitura para definir e pactuar em conjunto ações prioritárias a serem executadas nos próximos dois anos.

O PAM vai discutir quatro eixos temáticos: organização e gestão da vigilância em saúde no SUS Campinas; ação regulatória: vigilância de produtos, serviços e ambientes; a vigilância em saúde no contexto da atenção integral; formação e atualização dos profissionais de vigilância; e mobilização, participação e controle social.

“Este é um encontro que reúne gestores, trabalhadores e sociedade para priorizar e pactuar ações num plano que inclui a previsão de recursos para investimento. Trata-se do 2º PAM. O 1º PAM, ocorrido em 2006, teve um resultado muito positivo. Nossa expectativa é avançar ainda mais, referendar algumas metas e elaborar novas, com ampla participação”, disse Maria Filomena.

Para Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de Saúde, o PAM é um dispositivo estratégico dentro da consolidação do SUS. “É um avanço da gestão, principalmente porque discute metas com previsão orçamentária e com participação popular”, afirmou, na saudação aos participantes do evento.

A médica Marta Regina Coelho Rabello de Lima, da Visa Sudoeste, integra a comissão organizadora do PAM representando os servidores da Saúde. Ela disse que a participação dos trabalhadores no PAM é um avanço, já que eles estão na ponta, na execução das tarefas e podem opinar sobre o que é possível realizar seguindo orientações referendadas por todos os envolvidos no processo.

“Além disso, tem também a participação do usuário, que tira a visão só técnica e aponta o olhar da população, de quem recebe as ações. Nossa expectativa é que este PAM seja ainda melhor que o primeiro”, afirmou.

Outra integrante da comissão organizadora, a conselheira municipal de Saúde Izabel Pereira de Oliveira, representante dos usuários, também ressaltou a importância do PAM. “Esta elaboração conjunta descentraliza as decisões e aponta áreas prioritárias onde os recursos devem ser aplicados, com controle social. Além de contribuir para o planejamento das ações, conseqüentemente os usuários podem se apropriar melhor e conhecer a vivência da Vigilância em Saúde, além de colaborar ajudando a priorizar a destinação de recursos”, disse.

Após a abertura, a diretora Maria Filomena ministrou a palestra ‘Histórico e diretrizes da Vigilância em Saúde e Avaliação do PAM 2007-2008’.

O PAM da Vigilância em Saúde prossegue nestas terça-feira e quarta-feira, 21 e 22 de outubro, no Hotel Nacional Inn (av. Benedito de Campos, s/nº, Jardim do Trevo), com oficinas para discussão dos eixos temáticos, apresentação dos trabalhos em plenária, encerramento e encaminhamentos. As atividades começam às 8h30 da manhã com previsão de encerramento às 5h da tarde.

No dia 29, no Salão Vermelho, também das 8h30 às 17h, ocorre a última reunião do II PAM Visa com definição da aplicação do recurso financeiro nas metas pactuadas.

A realização do evento é conjunta da Covisa, Vigilâncias em Saúde (Visas) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), e tem apoio do Centro de Educação do Trabalhador da Saúde (Cets), CRDST/Aids e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST).