Saúde amplia acesso a terapias integrativas com Chikung para lavagem de medula e Taiji Chikung

24/10/2008

Autor: Denize Assis

Para ampliar as opções terapêuticas da medicina integrativa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde vai implantar o Chikung para lavagem de medula e o Taiji Chikung nas unidades de saúde.

Em parceria com a Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA), estão sendo formados 100 instrutores para aplicação destas duas técnicas – são 50 em cada uma delas. O objetivo é que estas formas de tratamento estejam disponíveis na rede pública municipal de saúde a partir do início de 2009.

A ampliação atende à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) do Ministério da Saúde, que estabelece as diretrizes para a implementação dessas terapias na rede pública de Saúde.

As práticas definidas na PNPIC são o uso de Plantas Medicinais e Fitoterapia, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura e Termalismo Social/Crenoterapia (tratamento pelas águas minerais). Esta Política atende a uma demanda da sociedade brasileira, amplia os serviços oferecidos no SUS e contribui para a consolidação de uma política de assistência à saúde ainda mais ampla, humanizada e segura.

Chikung. O Chi Kung é uma das práticas de saúde mais antigas conhecidas na China. Desenvolvidos para promover a saúde e a longevidade, os exercícios de mobilização de energia interna (Chi Kung) são importantes para ajudar na cura e prevenção de doenças. Trabalham principalmente a oxigenação e circulação sanguínea cerebral, prevenindo as doenças degenerativas cerebrais.

Taiji Chikung. Consiste em uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa que reúne os benefícios do Tai Chi Chuan e Chikung. Os movimentos têm firmeza, suavidade, plenitude, paz e tranqüilidade e agem sobre vários órgãos como a cabeça; olhos; coração; baço estômago e fígado; rins e órgãos genitais; coluna e membros.

Expansão. Segundo o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, a Secretaria de Saúde de Campinas tem investido cada vez mais para ampliar o acesso da população às práticas terapêuticas da Saúde Integrativa - como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, lian gong, meditação, osteopatia, entre outras –, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O acesso a essas possibilidades, na maioria dos municípios brasileiros, está restrito a consultórios e clínicas particulares. Em Campinas, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de humanização e integralidade, a Secretaria de Saúde tem investido para que os usuários conheçam estas práticas e possam fazer sua escolha”, afirma Pedro Humberto.

De acordo com o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, entre os principais investimentos, nos últimos três anos, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar, no Centro de Referência em Reabilitação e em unidades de saúde da região noroeste a acupuntura de Yamamoto, que consiste na aplicação agulhas de acupuntura na testa e lateral da cabeça com a finalidade de proporcionar alívio imediato da dor, enquanto o médico faz sua hipótese diagnóstica e institui tratamento.

Também passou a oferecer meditação Ch’an tao (lê-se tisan tao), que contribui no tratamento de problemas como ansiedade, estresse, obesidade, hipertensão entre outros. Além disso, está formou 100 profissionais para trabalhar com pessoas da terceira idade oferecendo a meditação e Chikung (exercícios de energia para a terceira idade).

Outra prática oferecida na rede é o Tai Chi Chuan (também uma modalidade de Chikung do arsenal terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa). O Tai Chi relaxa a mente, assim como o corpo. Auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, é benéfico para o coração e a circulação sanguínea e contribui para tratar hipertensão, diabetes e asma, depressão entre outras patologias.

Dentro do Programa Corpo em Movimento, também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa Lian Gong (Lê-se liam cum) - que também integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle e prevenção de dores crônicas e lesões osteomuculares -, Atualização Terapêutica, Ginástica Postural, Yoga e Movimento Vital Expressivo.

O projeto Corpo em Movimento de Campinas foi selecionado em 2006 pelo Ministério da Saúde entre os melhores trabalhos de incentivo à vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis desenvolvidos no Brasil, com ênfase em ações relacionadas às práticas corporais e atividade física.

Com o prêmio, o Ministério destinou um incentivo financeiro que está foi investido no fortalecimento do projeto, por meio de ampliação das técnicas disponibilizadas dentro do programa para a qualificação dos profissionais, recursos materiais e pesquisas.

Mais recentemente, a Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Secretaria de Esportes, instituiu o ‘Caminhar para a Saúde’. Trata-se de um programa que promove atividades físicas regulares, principalmente caminhadas, durante cinco dias por semana, por um período de pelo menos 30 minutos por dia e que está sendo desenvolvido inicialmente com idosos em todos os centros de saúde da rede pública municipal.