Semana dos Bons Dentes leva ações de Prevenção e educação em saúde bucal à população

30/10/2008

Autor: Denize Assis

Para marcar a Semana dos Bons Dentes, comemorada a partir do Dia do Dentista, em 25 de outubro, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos centros de saúde, promove uma série de atividades sobre prevenção e educação em saúde bucal.

Direcionadas à população de todas as faixas etárias, as ações são realizadas nos centros de saúde, em escolas e outros equipamentos sociais e incluem palestras, apresentações de peças de teatro e de filmes, confecção e exposição de cartazes, atividades lúdicas, orientações em salas de acolhimento e distribuição de escovas e cremes dentais.

Ainda há atividades direcionadas a gestantes que abordam cuidados com a própria higiene bucal e com a do bebê. Os idosos também são alvos da Semana com ações que incentivam, entre outros cuidados, o exame de prevenção do câncer bucal.

CS Vila Ipê. No Centro de Saúde da Vila Ipê (região sul da cidade), a equipe de saúde bucal, capacitou alunos de 7ª e 8ª séries da Escola Estadual Procópio Ferreira, localizada em frente à unidade para a abordagem dos usuários e de escolares com o objetivo de propagar informações sobre a importância dos dentes; as doenças da boca, como gengivite, cárie e doença periodontal; e a autonomia através da prevenção, com adequação das técnicas de escovação, de uso fio dental e da higiene da língua.

Este trabalho, informa a técnica em higiene dental (THD) Celina Pereira dos Santos Lopes, do CS Vila Ipê, ocorre desde 2004, dentro do projeto Multiplicadores de Sorrisos, com escolas da abrangência do Centro de Saúde.

“Em 2008, trabalhamos especificamente com esta escola. Além da abordagem das pessoas, temos exposições de mural temático sobre piercing, cuidados com a saúde bucal, dentes naturais e de modelos com a evolução das doenças. O principal foco são os escolares, mas também abordamos as outras faixas etárias. O trabalho é sempre feito com a retaguarda da equipe de saúde bucal da unidade”, diz Celina.

O projeto é realizado das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, com exceção da quinta-feira à tarde, dia 30. O encerramento ocorre na sexta-feira, às 10h, com entrega de certificado de participação.

“Nosso objetivo principal nesta semana é levar à população questões relativas ao autocuidado com a saúde da boca. A receptividade tem sido muito boa. Nossos usuários gostam muito, participam, perguntam. As questões mais abordadas por eles são relacionadas à gengivite (inflamação da gengiva) e ao mal-hálito”, afirma.

CS São Quirino. No CS São Quirino (região leste), durante toda esta semana, a unidade está enfeitada com motivos referentes à saúde bucal. Estão sendo realizadas atividades voltadas para a prevenção. Na quinta-feira, dia 30, será apresentada uma peça de teatro. A equipe de saúde bucal da unidade também tem ido até as escolas na sua abrangência. Nas ações são distribuídos kits para escovação.

Região Norte. Na região norte da cidade, desde a semana passada e até o dia 31, todos os centros de saúde promovem atividades com o objetivo de levar os conhecimentos de educação e prevenção das doenças bucais à comunidade.

São ações como exposição de cartazes informativos, palestras, vídeos, desenhos para colorir e galeria de arte para crianças, com orientação de higiene bucal e distribuição de kits para escovação para todas as idades. As equipes de saúde bucal também estão indo às escolas e creches para avaliação de saúde bucal, escovação supervisionada, teatro e outras atividades educativas.

O cirurgião-dentista Eduardo de Sant’Anna Vítor, apoiador da área técnica de Saúde Bucal do Distrito de Saúde Norte, afirma que é de suma importância para a saúde geral das pessoas os bons cuidados com a saúde bucal.

“Nossos centros de saúde estão preparados tanto para o atendimento às urgências odontológicas e tratamentos restauradores, como para ações de prevenção das doenças bucais. Eles atuam para a promoção das práticas corretas de higiene oral pelas pessoas, o que protege e evita a evolução de doenças que podem levar à perda dos dentes”, diz.

Segundo Sant’Anna Vítor, a primeira visita ao dentista deve ser feita antes mesmo dos dentinhos nascerem para que os pais possam ser orientados quanto aos cuidados e para o acompanhamento e evolução do crescimento e desenvolvimento oral, passando pela primeira dentição, a troca dos dentes pela dentição permanente, a adolescência, idade adulta e o cuidado com os idosos.

Avanços. De acordo com o coordenador municipal da área de Saúde Bucal da Prefeitura, Isamu Murakami, as condições de saúde bucal da população de Campinas melhoraram nos últimos anos, principalmente entre as crianças.

Pesquisa recente apontou que as crianças de Campinas na faixa etária de 12 anos têm, em média, 0,79 dentes cariados, perdidos ou obturados (CPOD). O índice é melhor do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabeleceu, para o início do século 21, um coeficiente igual ou menor que 3,0. Em 1981, este índice em Campinas era de 7,8, em 2002, 1,34. O estudo mostrou ainda que, aos 5 anos, 55,4% das crianças campineiras estão livres de cárie.

“Entre outros fatores, as ações de educação e prevenção em saúde bucal desenvolvidos de forma sistemática pelas equipes de saúde e as atividades pontuais como as da Semana dos Bons Dentes tiveram impacto importante neste resultado. O município também avançou muito em relação à odontologia secundária, com a construção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS)”, afirma Isamu.