Caps Independência reúne pacientes e familiares para comemorar 1º aniversário

30/10/2008

Autor: Denize Assis

Para marcar seu primeiro ano de funcionamento, o Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (Caps AD) Independência, localizado na região sul de Campinas, reuniu nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, pacientes e seus familiares, profissionais e gestores da área de Saúde Mental da Secretaria de Saúde para uma série de atividades.

Localizado na rua Alves do Banho, 979, no Jardim do Trevo (atrás do Hotel Nacional Inn), a unidade é referência para a população adulta das regiões sul e sudoeste da cidade que sofre com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Atualmente, o Caps acompanha 230 pessoas.

As comemorações incluíram apresentação de peça de teatro encenada pelos próprios pacientes, números musicais, exposição de trabalhos artesanais e de pintura, depoimentos de usuários, além de momentos de confraternização com churrasco.

“A abertura deste Caps foi um grande avanço. À medida em que o serviço fica mais próximo da população, do território onde as pessoas circulam, a Secretaria de Saúde garante maior acessibilidade aos usuários. Esta proximidade permite ampliar a diversidade da clientela. Também possibilita contato bastante importante com a unidade básica de saúde, que é a porta de entrada para muitos usuários, promove discussões, amplia o trabalho em rede. Tudo isto garante melhoria na qualidade do atendimento” afirmou o psicólogo Clayton Ezequiel dos Santos, coordenador da Caps Independência.

Segundo ele, neste um ano de funcionamento, o Caps foi muito acessado pela população, tanto por meio do Centro de Saúde quanto por demanda espontânea.

“Tivemos muitos avanços entre os quais algo muito importante que foi tornar o usuário participativo da construção do serviço por meio do Conselho Local de Saúde, constituído recentemente”, disse Clayton.

Um dos pacientes atendidos na unidade é Luiz Carlos da Silva. Morador do Jardim Bandeira II, Luiz tem 41 anos, dos quais 20 vividos com dependência do álcool. “Estou aqui há um ano. O tratamento é muito bom, excelente, mudou a minha vida. Hoje eu trabalho, estudo na Fundação Bradesco, participo do Conselho Local de Saúde, pratico esporte, estou entrando para a sociedade de novo. Recomendo a todos que necessitem, como eu, que procurem o tratamento no Caps AD”, disse.

Assistência Multidisciplinar. O Caps Independência conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatra e clínico, enfermeiros com formação em saúde mental, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social, gerente técnico e seis profissionais de nível médio – auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, educacional e artesão. Recentemente, a unidade incorporou também um monitor

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acolhimento das 8 às 16h. No local, é feito atendimento integral ao paciente, com acolhimento e tratamento, promovendo cuidado ambulatorial intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, de acordo com a necessidade do usuário.

O técnico de enfermagem Claudinei Rodrigues Barbosa dos Santos integra a equipe do Caps. Ele recebe os pacientes, faz acolhimento, apóia a equipe, entre outras atribuições. “É muito bom trabalhar aqui. O crescimento profissional é muito grande. Poder estar este um ano aqui, com esta equipe, com possibilidade de coisas novas, idéias, é muito bom. Temos muito o que comemorar”, disse Claudinei.

Volta ao índice de notícias