Secretário de Saúde abre Congresso Médico com palestra sobre tabagismo

05/10/2009

Autor: Denize Assis

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, profere nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, às 19h, palestra de abertura do VII Congresso Médico Acadêmico Samuel Pessoa (COMASP). O evento, no Campus II da PUC-Campinas, vai até dia 9.

José Francisco Saraiva vai abordar questões relacionadas ao tabagismo. Segundo o secretário, a palestra será proferida com o objetivo de encaminhar um projeto de força-tarefa entre estudantes da área da saúde, universidade e serviço público municipal para impulsionar o Programa de Controle do Tabagismo em Campinas.

“Embora Campinas tenha legislação anterior inclusive à Lei Estadual Antifumo e conte com um programa que avanço bastante, ainda há muitos desafios na área, particularmente em relação à prevenção do tabagismo entre jovens e adolescentes”, afirma o secretário.

Ele ressalta que os números do tabagismo no mundo são alarmantes e, em Campinas, a situação não é diferente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Ainda segundo a OMS, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

Em Campinas, segundo pesquisa As Dimensões da Saúde – Inquérito Populacional, publicada em 2008, entre as pessoas com 18 anos ou mais, a prevalência do hábito de fumar é de 22,7%, sendo 24,9% nos homens e 20,7% nas mulheres. Um dado que chamou atenção na pesquisa é a exposição precoce ao tabaco: 80,5% dos fumantes iniciam o hábito de fumar antes do 20 anos e 42,5% antes dos 15 anos no município.

Sobre o COMASP. O COMASP é um evento anual organizado por acadêmicos do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), que mobiliza diretamente cerca de 500 alunos da instituição, além de médicos residentes, profissionais e professores da universidade e de outras instituições de ensino médico e da área da saúde.

O COMASP tem oferecido aos estudantes de medicina da cidade de Campinas conhecimento e informação sobre as mais novas descobertas e estudos na área médica.