Campinas homenageia Dia do Médico

16/10/2009

Autor: Denize Assis

Dona Neli Toledo da Silva, 69 anos, é cabeleireira aposentada em Campinas. Moradora do bairro Parque da Figueira há 38 anos, dona Neli sempre utilizou o Sistema Único de Saúde do município e, há mais de 30 anos, freqüenta o Centro de Saúde Figueira, na região Sul da cidade. Já foi submetida a duas cirurgias no Hospital Municipal Mário Gatti, da Prefeitura, onde é acompanhada na Oncologia.

Ela conta que sua filha Janirley Lopes da Silva, de 45 anos, também é usuária do SUS. E relata orgulhosa que o pediatra de sua neta de 24 anos, que atualmente mora na Espanha, foi o médico doutor Hélio de Oliveira Santos, hoje prefeito de Campinas.

“Quero ressaltar o quanto os médicos são maravilhosos, carinhosos e humildes conseguindo contagiar pacientes e seus familiares. Quero lembrar todos, em especial o doutor Fernando Cunha e a doutora Vânia, do Mário Gatti. Também a doutora Suely Aparecida Nazário Soffiatti, médica generalista do CS Figueira. O atendimento deles é fora de série. Agradeço a todos e parabenizo pelo Dia do Médico”, diz.

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, a aposentada fez questão de ir ao Centro de Saúde Figueira, para um agradecimento especial à equipe e para homenagear o Dia do Médico. Ela tirou uma foto com o médico Marcos Moraes, ginecologista da unidade.

“Para ser um bom médico não basta simplesmente cursar Medicina. É preciso dedicação e amor à profissão. Não tem sentido se não for assim”, disse Marcos Moraes ao receber um abraço de dona Neli.

Neste dia 18 de outubro, como a dona Neli, a Secretaria de Saúde parabeniza a todos os médicos, em especial os que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas. São mais de 1,3 mil médicos atuando nas ações preventivas e curativas. Eles realizam, em média, 10 mil consultas por dia no Sistema Público de Saúde do município.

“Campinas quer parabenizar todos os médicos que militam nas várias áreas do conhecimento, que atuam nas mais diversas especialidades em todas as cidades da nossa Região Metropolitana”, diz o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

Segundo o secretário, a RMC constitui um dos maiores colégios médicos do Brasil. De acordo com José Francisco Saraiva, o médico enfrenta muitos desafios na sua profissão. “Trata-se de um trabalho árduo, muitas vezes com obstáculos. Parabenizo a todos pela data, pelo empenho no trabalho diário e na confiança de que através do exercício da medicina é possível proporcionar uma sociedade melhor”.