Seminário aborda uso racional de medicamentos entre os idosos

20/10/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta terça-feira, dia 20 de outubro, o seminário Farmacologia para o idoso. O evento ocorre na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) em dois períodos, de manhã, com início às 8h30, e à tarde, às 13h30.

Direcionada a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas da rede pública municipal de saúde, a ação integra a programação do Dia e do Mês do Idoso no município.

Segundo a coordenação do Programa de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Campinas, aproximadamente 80% dos idosos utilizam ao menos um medicamento diariamente. E essa quantidade pode chegar a três, quatro, cinco e até mais.

Por isso, no seminário serão abordadas as seguintes questões: interação dos principais medicamentos utilizados para o idoso; prescrição racional; e possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas. A palestrante será a doutora Gun Birgitta Bergsten Mendes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo a médica geriatra Jane Emídio Dias, coordenadora municipal da Saúde do Idoso, é importante propagar o uso correto dos medicamentos para os idosos, já que esta parcela da população geralmente tem muitas patologias e, por isso, faz consumo alto de remédios.

“O uso correto da medicação reduz efeitos colaterais e interações medicamentosas. Isso significa, entre outras atitudes, não tomar remédio por conta própria ou indicado por vizinhos, parentes e amigos. A automedicação é extremamente prejudicial”, afirma Jane Emídio Dias.

Segundo a geriatra, estas e outras recomendações foram divulgadas também entre os idosos, na praça no Centro de Campinas, no início deste mês. Na ocasião, houve distribuição de material educativo.