Prefeitura remove resíduos De residência no Nova América

23/10/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal da Saúde agiu nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2009, para remoção de resíduos – recicláveis e orgânicos - em um endereço do Jardim Nova América, região do Distrito de Saúde Sul. A ação foi desencadeada após intervenção dos próprios moradores do bairro que acionaram o poder público devido ao acúmulo de materiais em uma residência.

A equipe da Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atuou para remoção do material que estava na calçada e teria sido retirado de um imóvel em iniciativa dos próprios moradores do bairro, diante da negativa do morador da casa em resolver o problema. A ocorrência foi na rua Álvaro Ramos Calvoso.

Durante a ação dos moradores, em protesto contra o problema, eles teriam jogado parte do material na rua, o que impediu o trânsito no local. No endereço também há um ponto de ônibus e a linha teve de ser interrompida até a remoção entre o final da manhã e o início da tarde. Os materiais encheram a caçamba de um caminhão. A pesagem ainda está sendo feita, mas deve beirar uma tonelada.

Foi necessária a intervenção da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Campinas (Emdec) para auxiliar na operação. Da Secretaria da Saúde, cerca de 15 pessoas atuaram neste trabalho.

A Secretaria Municipal da Saúde desenvolve um conjunto de ações permanentes de prevenção à proliferação do mosquito da dengue e outros agravos em saúde decorrentes do acúmulo de resíduos tanto em áreas públicas, como imóveis privados.

O supervisor geral de controle ambiental da Vigilância Distrito de Saúde Sul, Daniel Della Libera Rodrigues disse que, neste caso, a residência é de responsabilidade de um homem de aproximadamente 70 anos cujo Centro de Saúde do Nova América já tentava convencê-lo a se desfazer do material. Ele chegou até a ser notificado e autuado, além de inúmeras vezes ter sido orientado para resolução do problema, que pode significar risco de doença e acidentes para toda a vizinhança.

“Amanhã a equipe do Centro de Saúde do Nova América tenta uma reunião com o morador”, disse Daniel.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, suas equipes de trabalhadores têm, em casos semelhantes ao do Jardim Nova América, identificado pessoas com transtornos mentais, não raro abandonadas pelas suas famílias. As ações são realizadas em conjunto pelas áreas de vigilância e assistência em saúde, assistência social e limpeza urbana - Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e Administrações Regionais (ARs). Em casos extremos é possível acionar a Justiça.

A Secretaria de Saúde sempre busca a melhor solução para o caso, inclusive com a Vigilância em Saúde (Visa) promovendo ações em conjunto com a área da saúde mental e com apoio da Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência e Inclusão Social.