Conselho de Saúde acompanha Inaugurações com visita do ministro

23/10/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas marcou presença na manhã desta sexta-feira, dia 23 nas cerimônias de inaugurações e entregas de novos serviços de saúde, na cidade, que contaram com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.Às 9h, o ministro, acompanhado do prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos, do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, além de outras autoridades municipais, inaugurou mais uma unidade da Farmácia Popular, no Jardim Guanabara.Em seguida, o ministro seguiu para o Complexo do Hospital Ouro Verde, onde inaugurou o Centro Cirúrgico da instituição e, ainda, a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. Temporão também participou da oficialização da entrega de quatro “motolâncias” para o Serviço Móvel de Saúde (Samu) de Campinas.“Este é um dia muito importante, interessante para mim como ministro.

Nesta oportunidade inauguro mais uma unidade da Farmácia Popular em Campinas, ampliando assim o acesso da população a medicamentos essenciais e de baixo custo. Também anuncio oficialmente a incorporação das motolâncias ao Samu, um serviço extremamente bem avaliado pela população e que salva centenas de vidas. Além disso, estou neste belíssimo hospital – do ponto de vista de instalações e conforto, em conformidade com a Política de Humanização – para viabilizar novos serviços”, disse o ministro Temporão.Pedro Humberto Scavariello, presidente do Conselho Municipal de Saúde, em entrevista concedida à imprensa, explicou que o ministro trouxe uma grande notícia para Campinas, que é a concessão de uma verba de R$ 16 milhõesanuais para o Complexo Hospitalar Ouro Verde. Pedro Humberto lembrou que o custeio total do Ouro Verde, hoje, é de R$ 2,3 milhões por mês, sendo R$1,3 milhão proveniente do Ministério da Saúde e R$ 1,2 milhão do próprio município.O presidente do Conselho destacou que o Complexo do Ouro Verde, com esses recursos e esses novos serviços, aumenta de cinqüenta para oitenta por cento a sua capacidade de operacionalidade.

“O ministro ainda nos garantiu que iniciará, imediatamente, as articulações para que o Complexo passe a operar com 100% de sua capacidade ainda este ano”, ressaltou Pedro Humberto.Também presente no evento, Maria Ivonilde Vitorino, coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, colocou que a ampliação dos serviços de Saúde nessa região carente da cidade vem suprir uma grande deficiência na área da saúde em Campinas. “Hoje esse hospital conta com uma grande estrutura, com mais recursos e o Conselho Municipal de Saúde vai exercer um papel muito importante, que é o de reforçar o controle social e sugerir medidas que permitam ao trabalhador e, sobretudo, ao usuário, constatar se o recurso gasto no Hospital está sendo compatível com o serviço oferecido”, afirmou Ivonilde.

Ministro Temporão, prefeito Dr. Hálio e o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, além de outras autoridades municipais, durante cerimônia de inaugurações de serviços de saúde no Complexo Hospitalar Ouro Verde