Atividades encerram Semana do Idoso no Parque das Águas, no Jambeiro

07/10/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Diversas atividades ligadas ao público da terceira idade encerraram ontem, no Parque das Águas, no Parque Jambeiro, a Semana Municipal do Idoso, alusiva ao Dia Nacional do Idoso comemorado em 1º de outubro. As ações tiveram início na manhã de sexta-feira, dia 1º, com uma extensa programação na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, e no Centro de Vivência do Idoso (CVI), no Parque Portugal.

O encerramento da Semana contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva e da coordenadora municipal do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, a médica geriatra Jane Emídio Dias.

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral Vozes da Saúde, do Centro de Saúde São Marcos. Também foram realizados exercícios de Tai Chi Chuan, com a coordenadora do Programa Viva Mais, Olga Akemi de Oliveira. A coordenadora lembrou que de segunda a sexta-feira, no Parque das Águas, são realizadas atividades dirigidas aos idosos.

Alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da Unip participaram das atividades como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar para avaliar a dosagem de açúcar no sangue, além de orientações sobre o controle de diabetes, colesterol, pressão arterial e a importância da prevenção para a saúde do idoso.

Alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) também estiveram presentes no Parque das Águas. A FAJ participou com quatro professores e setenta alunos que integram o Programa de Ação Interdisciplinar de Promoção, Prevenção e Educação para a Saúde da FAJ, coordenado pela professora Carla Fiori.

Professores da FAJ promoveram no local uma palestra sobre cuidados e prevenção na terceira idade. “Tão importante quanto os cuidados e o atendimento são as informações e o ensino que têm a força de empoderar o indivíduo dos seus direitos e do exercício pleno da cidadania e isso passa pelo autocuidado”, disse a professora Carla.

Em sua fala o secretário municipal de saúde destacou que a população campineira, assim como a brasileira, está envelhecendo e que é preciso, com apoio do poder público e das demais entidades, acompanhar esse processo e contribuir para um envelhecimento ativo e includente. Saraiva ressaltou a importância das ações de prevenção e de conscientização sobre hábitos saudáveis. “A Secretaria de Saúde trabalha dentro dessa diretriz, com apoio a todas as ações que promovam o envelhecimento saudável e com melhores condições de saúde, diz José Francisco Kerr Saraiva.

Esperança de vida - Em Campinas, atualmente a população de idosos – pessoas com mais de 60 anos – está estimada em mais de 120 mil. Isto representa mais de 12% do total da população, acima da média brasileira. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional. De acordo com os dados municipais de 2005/2006, o campineiro vive em média até 74,8 anos de idade, enquanto no Brasil a média é de 72 anos. As mulheres lideram a longevidade, com uma média de 78,5 anos. Os homens vivem cerca de 71,3 anos.