Saúde capacita médicos para áreas de urologia e nefrologia

19/10/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de sua Área Técnica de Especialidades, promoveu na manhã desta terça-feira, dia 19 de outubro, no Hotel Nacional Inn, capacitação sobre urologia e nefrologia dirigida a médicos da Rede Básica de Saúde.

O objetivo do treinamento é qualificar a assistência para pacientes de todas as faixas etárias e ampliar o olhar para a saúde do homem. O treinamento está sendo coordenado pelos médicos Arnaldo Amstalden Neto, urologista do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Felipe Gonçalves Schroder e Souza, médico do Mário Gatti e do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Na capacitação, foi apresentado o Protocolo Básico de Urologia e Nefrologia. O documento norteia a avaliação de risco para urologia e nefrologia nas unidades básicas. Num segundo momento, a Área Técnica de Especialidades vai promover a capacitação em toque retal nos ambulatórios do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e Complexo Hospitalar Ouro Verde.

A médica sanitarista Valéria Vendramini, coordenadora da Área Técnica de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a segunda etapa da capacitação será voltada a médicos, principalmente clínicos e generalistas, e permitirá que as Unidades Básicas de Saúde possam oferecer o exame de toque retal além do teste de PSA, que já é disponibilizado.

“A atualização vem contemplar uma grande demanda da saúde, uma vez que as unidades básicas de Saúde farão o primeiro atendimento, principalmente nas consultas referentes a próstata e cálculo renal para só depois, se necessário, encaminhar o paciente às especialidades”, explica a coordenadora.

Outra edição dessa atualização, com o mesmo conteúdo, ocorre na próxima quinta-feira à tarde, dia 21, no Nacional Inn, para contemplar os médicos que não puderam participar do evento de hoje.

As inscrições podem ser feitas no local, momentos antes do curso. A Secretaria Municipal de Saúde calcula que cerca de 150 profissionais da Rede Básica de Saúde serão capacitados.