Farmácia Popular II comemora 1 ano com 7.500 atendimentos

21/10/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Farmácia Popular Guanabara, segunda unidade em Campinas, localizada na Rua Clóvis Bevilácqua, 535, no Bairro Guanabara, completa um ano de funcionamento neste sábado, 23 de outubro. Desde a inauguração, até agosto deste ano, foram realizados cerca de 7.500 atendimentos para vendas e informações, totalizando a dispensação de 30 mil unidades. O objetivo da Farmácia Popular é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, que são disponibilizados a um baixo custo. O valor de alguns itens chega a ser até 90% mais barato que o das drogarias comuns.

O aniversário de 1 ano será comemorado na sexta-feira, dia 22, nas dependências da Farmácia, e contará com a presença do secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, trabalhadores, usuários, gestores e demais autoridades da área da saúde. A solenidade será abrilhantada pelo harpista Haddock Odin Hennes.

Conforme explica a farmacêutica Marina Araújo, gerente da Farmácia do Guanabara, cerca de 80% das vendas realizadas na unidade são oriundas do serviço privado e 20% do serviço público. Os medicamentos anti-hipertensivos são os mais vendidos, seguidos por anti-ulcerosos, redutores de colesterol e anti-diabéticos.

“Uma das propostas da Farmácia Popular é dar apoio aos usuários das farmácias particulares que, por motivos financeiros, não têm como custear e interrompem o tratamento”. Marina lembra que outra possibilidade da Farmácia Popular é suprir uma eventual falta de algum medicamento que está em falta nos Centros de Saúde do Município. O valor de alguns itens chega a ser 90% inferior ao de farmácias comuns.

Marina Araújo informa que a Farmácia Popular oferece, para venda, uma lista de 98 itens, considerados como essenciais. Ela lembra que desde Abril deste ano iniciou-se a distribuição gratuita do fosfato de oseltamivir para tratamento e profilaxia da gripe H1N1.

“É importante deixar claro que qualquer cidadão pode comprar na Farmácia Popular, tendo como única condição a apresentação da receita médica ou odontológica. Além de facilitar o acesso aos medicamentos – complementa Marina - nossa proposta é orientar sobre os perigos da automedicação e, para isso, contamos com profissionais qualificados e capacitados para esclarecer todas as dúvidas”.

A dona de casa Viviane Vicentini mora no Bairro Bonfim, e é usuária da Farmácia Popular do Guanabara desde maio deste ano. Com problemas gastrointestinais ela precisa tomar seis comprimidos diários de sulfassalazina, o que dá uma média de 180 cápsulas por mês.

“Ao comprar na Farmácia Popular gasto perto de R$ 72,00 por mês, sendo que se eu comprasse nas farmácias privadas eu teria de pagar em torno de R$ 150,00. É uma economia de quase R$ 800,00 por ano”, calcula a dona de casa. Ela conta que, esporadicamente, faz faz uso de medicamentos para cólica abdominal e gastroprotetor, disponibilizados na Farmácia Popular.

Economia, bom atendimento e segurança são as razões principais para a trabalhadora autônoma Tieka Oka Ramos comprar seus medicamentos na Farmácia Popular do Guanabara. Ela toma noventa comprimidos de atenolol 25mg por mês para controlar a pressão arterial. Moradora da Vila Proost de Souza, Tieka conta que tem fácil acesso à unidade II no Guanabara.

“Outra grande vantagem é que a receita na Farmácia Popular tem validade para seis meses, sem contar a economia, pois eu pago R$ 5,40 por 180 comprimidos que são suficientes para dois meses. Nas drogarias da cidade eu teria que gastar R$ 34,00 por essa mesma medicação. Além disso – complementa – o atendimento é excelente, os funcionários dão orientação sobre a dosagem, validade, modo de tomar e tudo o que você precisa saber para ser medicado com segurança”.

Parceria

O Programa Farmácia Popular funciona em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Osvaldo Cruz. Campinas possui duas Unidades Próprias da Farmácia Popular, inaugurando sua primeira unidade (Centro) em Maio de 2007 e a segunda (Guanabara) em outubro de 2009.

A Unidade I da Farmácia Popular do Brasil, em Campinas, coordenada por Mirtes Maria de Lima Freire, fica Rua Ferreira Penteado, 854, no centro da cidade. Informações pelo email saude.farmaciapopularcentro@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3232-2830. A Unidade II, coordenada por Marina Araújo, fica na Rua Clóvis Bevilácqua, 535, no Bairro Guanabara. Informações podem ser obtidas pelo email saude.farmaciapopularguanabara@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3212-1243.

As duas Farmácias Populares de Campinas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 18h. Aos sábados funcionam das 8h ao meio-dia. Toda população tem direito de comprar na Farmácia Popular e não há necessidade de nenhum tipo de cadastro. A única condição para aquisição dos medicamentos é a apresentação da receita médica ou odontológica em uma via.

Aprovação

Levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o programa de Farmácias Populares tem aprovação de 91% dos usuários. O atendimento prestado nas unidades foi considerado um ponto forte do programa por 97% da população entrevistada.

Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades em todo o Brasil e as orientações sobre cadastramento de farmácias e drogarias privadas na fase de expansão podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800-611997) ou dos sites www.saude.gov.br ou www.campinas.sp.gov.br/saude .