Vila Ipê e Campo Belo recebem arrastão contra a dengue nesta sexta-feira

21/10/2010

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, promove nesta sexta-feira, 22 de outubro, arrastões de criadouros do mosquito da dengue nas áreas dos Centros de Saúde (CSs) Campo Belo e Vila Ipê, na região Sul de Campinas.

A estratégia integra os trabalhos de intensificação do combate à doença em todas as regiões da cidade. A iniciativa antecede o período de calor e chuvas, quando o risco de transmissão é maior.

Na Vila Ipê, a ação será no bairro da Vitória, em frente ao Centro de Saúde. No Campo Belo, o arrastão acontece na cidade Singer 1 e Campo Belo 1. As equipes dos CSs Campo Belo e Vila Ipê passaram hoje pelas ruas dos bairros que vão receber os arrastões para informar moradores e convocá-los a colocar na calçada materiais que não estão sendo usados, principalmente os que podem acumular água, pra que os caminhões possam recolher nesta sexta-feira. A ação vai contar com a atuação de doze pessoas na Vila Ipê e oito no Campo Belo.

Sudoeste. Na manhã desta quinta-feira, dia 21, equipes de dengue da região Sudoeste promoveram limpeza em uma casa no Jardim Filadélfia (CS DIC 3). No local, o morador acumula materiais recicláveis e, ao separar para a venda, acaba por armazenar uma parte que não tem valor comercial.

“São vidros, carcaças de computador e outros materiais que não são aceitos para a reciclagem e que, ao serem acumulados no quintal e juntar água, podem servir como criadouros. Esse reciclador é cadastrado pela nossa vigilância e recebe vistorias periódicas dos nossos técnicos”, disse Edílson Geanfrancesco Soave, biólogo da Vigilância em Saúde Sudoeste.

Também na região sudoeste, foi promovida limpeza de terreno na abrangência da Administração Regional (AR) 12, localizado na área do CS Aeroporto. Ainda foram recolhidos pneus em borracharias.

As ações contaram com a atuação de 33 agentes de controle ambiental divididos em quatro equipes.

Norte. Na região Norte, na quarta-feira, dia 20, equipes promoveram arrastões, sendo um no Jardim São Marcos e outro no Anchieta, para retirada de pneus. Também foi realizada limpeza num imóvel no Jardim Eulina.

Noroeste. Na região Noroeste, na terça-feira, dia 19 de outubro, um grande mutirão percorreu as ruas do Núcleo do Sapucaí, no Novo Campos Elíseos, onde este ano foram mais de 90 casos de dengue, o equivalente a 60% de todos os casos registrados na abrangência do CS do Balão do Laranja.

Antes do arrastão, uma passeata percorreu as ruas do Núcleo para mobilizar a comunidade e convocar todos a colocar nas calçadas materiais para serem recolhidos pelos caminhões de coleta.

Organizada por pacientes e profissionais do CS Balão do Laranja, representantes do Distrito de Saúde Noroeste e alunos dos cursos de Farmácia e Medicina da PUC, a passeata foi chamada 1ª Caminhada de Prevenção à Dengue do Núcleo do Sapucaí. O evento teve apoio da Emdec.

Segundo a coordenadora das ações de controle da dengue da Visa Noroeste, Nívia Simone de Paula Ramos Gomes, o objetivo é conscientizar a população sobre o risco da doença. “Nesta comunidade a maioria das pessoas já adoeceu de dengue. Sendo assim, se os moradores se reinfectarem, o risco de complicações é maior”, explicou Nívia.

Segundo ela, a receptividade da população à atividade foi muito boa. Os moradores colaboraram e colocaram na frente das casas recipientes que podem acumular água e que estavam dispostos nos quintais.

“Mas ainda é necessário muita mudança de comportamento. Muita gente ainda joga lixo na rua, em terreno baldio”, disse a empregada doméstica Júlia Alves Melo, moradora do Núcleo.

Situação epidemiológica. Este ano, Campinas enfrenta a segunda maior epidemia de dengue das últimas décadas, com 2.563 casos até o momento, o que representa coeficiente de incidência de 242,6 por 100 mil habitantes. A primeira em número de casos ocorreu em 2007, com mais de 10 mil casos ou 1.089,4 por 100 mil.

Além da grande incidência, em 2010 houve uma proporção alta de casos graves, com 56 casos de Dengue com Complicações (DCC) e 26 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Duas pessoas morreram.