Paço recebe exposição de maquetes sobre dengue

26/10/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Paralelo ao lançamento da Mobilização Social contra a Dengue, nesta terça-feira, 26 de outubro, no saguão do Paço Municipal, a equipe de combate à dengue da Vigilância em Saúde do Distrito Noroeste apresentou uma exposição de maquetes que ilustra a diversidade de criadouros do Aedes aegypit.

As miniaturas, que reproduzem situações propícias para a proliferação do mosquito nos núcleos residenciais, nos apartamentos, nas escolas, nos espaços públicos, nos clubes e nos estabelecimentos comerciais, atraíram a atenção de muitos cidadãos que passaram pelo Paço.

“A diversidade de criadouros é imensa, desde situações nas casas das pessoas até problemas na estrutura urbana. A idéia das maquetes é mostrar para o público a complexidade da dengue do ponto de vista da proliferação do mosquito e instigar atitudes de combate”, disse a coordenadora das ações de dengue da região Noroeste, Nívia Simone Ramos Gomes.

Segundo o supervisor de controle ambiental Jebson Lopes, a Prefeitura deve e precisa fazer sua parte, mas tem a atitude de cada cidadão. “Afinal a cidade é de cada um que aqui mora e todos devem ter a responsabilidade não só com o seu espaço, mas com o espaço que é de todos”, disse.

As maquetes foram criadas por todos os integrantes da equipe de dengue da região Noroeste e são levadas a diversos espaços como escolas, ONGs, igrejas e outras instituições nas ações de educação, informação e mobilização social contra a dengue. “É importante que a conscientização chegue às crianças, pois além de ajudarem nas ações de prevenção, elas podem levar in formações aos pais que, muitas vezes, impossibilitam o acesso de agentes de saúde em suas propriedades”, finalizou Jebson.