Secretaria de Saúde homenageia mães doadoras no Dia Nacional de Doação de Leite Humano

01/10/2011

Autor: Denize Assis

Mais de vinte mamães doadoras de leite e seus bebês foram homenageadas na tarde desta sexta-feira, dia 30 de outubro, no auditório da Maternidade de Campinas durante a cerimônia que marcou o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Em nome destas mães, a Secretaria de Saúde de Campinas agradeceu as mais de 13 mil mulheres que doaram leite ao Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas desde sua criação, em 1993.

O evento ocorreu na Maternidade porque o hospital, que realiza 80% dos partos no município, é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde e esta parceria é que viabiliza a manutenção do Banco de Leite Humano de Campinas.

Além das mamães, também estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; a médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas; o médico Honório Chiminazzo Júnior, vice-presidente da Maternidade; e o pediatra Rober Tuffi Hetem, coordenador municipal da Saúde da Criança e do adolescente.

Cláudia Monteiro Sampaio disse que a data é uma oportunidade de homenagear as mulheres doadoras e, em especial, de ressaltar a importância da doação. Segundo ela, o leite doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros das UTIs neonatais, impossibilitados de serem amamentados no seio materno. Devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, a recuperação e o desenvolvimento desses recém-nascidos ocorrem mais rápido.

Rober Hetem ressaltou que doar leite humano é doar vida. “Uma das maneiras mais eficazes de prevenir as principais doenças, as maiores epidemias - como a da obesidade – e as alergias é a amamentação. O leite materno possui propriedades que protegem as crianças. Por isto, marcar esta data é sempre muito importante”, disse.

O secretário de Saúde, José Francisco Saraiva, ressaltou a importância da Maternidade e de todos os parceiros que compõem a Rede Social de Promoção do Aleitamento Materno de Campinas e das equipes de saúde, em especial dos trabalhadores dos Centros de Saúde e do Banco de Leite Humano, no estímulo à amamentação. Também agradeceu a todas as mães que doam leite, que contribuem para salvar a vida de tantos bebês.

Ele informou que o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas é referência para toda região e reconhecido pela Rede Paulista de Banco de Leite, além de possuir uma posição de liderança no cenário nacional.

“Esta unidade reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde em investir na saúde da mulher e da criança e, nesse caso específico, da mãe e do bebê prematuro que dependem desse apoio, assim como estabelece a Rede Cegonha”, destacou.

O Centro de Lactação de Campinas já atendeu 57.748 mulheres. Desde sua criação, em 1993, foram coletados 17.155 litros de leite humano, que passaram pelo processo de pasteurização e adquiriram qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 9.504 recém-nascidos que necessitaram por algum tempo de hospitalização.

Para doar.

Para se tornar uma doadora de leite materno a mulher não precisa sair de sua casa. Para doar, basta estar amamentando seu próprio filho e entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Campinas, que fica na Avenida Orosimbo Maia, 165, no 5º andar da Maternidade.

A interessada pode se inscrever pelo telefone (19) 3306-6039, que será instruída a preencher um cadastro. A partir daí, o exame pré-natal da futura doadora será avaliado e, em seguida, uma equipe do Banco de Leite irá coletar as doações em domicílio, periodicamente.

Além da doação de leite materno, o Banco de Leite solicita a doação de frascos de vidro, com tampas plásticas, para o acondicionamento do leite. Nesse caso, a doação pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência do munícipe ou na própria Maternidade.

Sobre a data.

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 1º de outubro, foi criado em 2003 pela Portaria GM 1.893. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade brasileira sobre a importância e necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite humano.