Outubro Rosa ilumina Torre do Castelo para celebrar a prevenção do câncer de mama

03/10/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Às 18h desta segunda-feira, 3 de outubro, a Torre do Castelo Vítor Negrete, no Jardim Chapadão, será iluminada por luzes cor-de-rosa, como forma de registrar a participação de Campinas no Outubro Rosa, movimento que celebra mundialmente a prevenção do câncer de mama. A iluminação da monumento vai se repetir até quinta-feira, dia 6.

O outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama nesse mês.

O coordenador do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, o médico Fernando Brandão, destaca a importância dessa campanha para reforçar a promoção e diminuir a mortalidade. Ele lembra que em Campinas são detectados, em média, 150 cânceres de mama por ano.

“O câncer de mama é o de maior incidência na mulher e, ainda, o mais agressivo. A melhor forma de se combater é com o diagnóstico precoce”, informa o coordenador. Segundo Fernando Brandão, o Ministério da Saúde preconiza o início do rastreamento mamográfico nas mulheres aos 50 anos, com um exame a cada dois anos. No caso de risco familiar de câncer de mama, segundo o médico, esse rastreamento deve começar a ser feito na mulher depois dos 35 anos de idade.

Em Campinas o SUS/Campinas realiza cerca de 30 mil mamografias por ano, que são distribuídas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a paciente passa por uma primeira avaliação.

De acordo com o fluxo de atendimento da Secretaria de Saúde, na eventualidade de ser diagnosticada alguma lesão, a paciente é encaminhada para o Laboratório de Mastologia da Policlínica II. Confirmado o câncer, a mulher segue para o Caism/Unicamp, para o Celso Pierro, da PUCC ou para o Hospital Mário Gatti.

Fernando Brandão informa que a partir do dia 11 deste mês de outubro o fluxo será alterado de modo a dar mais agilidade no diagnóstico. Segundo o médico, após a mamografia, os casos suspeitos serão remetidos diretamente ao Ambulatório de Matologia, da Poli II. “Esse procedimento vai reduzir o tempo entre o resultado do exame e a atuação diagnóstica”, disse.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que tem cura, se detectado no início quando o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser sentido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, mas nem todo caroço é um câncer de mama. Por isso é importante consultar um médico.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher moradora de Campinas com 40 anos ou mais deve procurar, anualmente, um Centro de Saúde da Prefeitura para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O auto-exame deve ser feito todo mês. As mulheres que menstruam devem fazer o exame de preferência na semana seguinte à menstruação.

Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na Capital. No dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades. Em 2009a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi iluminada de Rosa pela primeira vez.