CS Rossin é inaugurado com festa por moradores da região Noroeste

05/10/2011

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

Nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, moradores dos bairros Jardim Rossin, Princesa D´Oeste, Monte Alto e Satélite Íris 4, na região noroeste de Campinas, representados por lideranças comunitárias e por integrantes do controle social, comemoraram a abertura do novo Centro de Saúde Rossin. A celebração ocorreu de manhã na nova sede, onde o atendimento à população começa a partir do meio-dia de hoje.

Esta foi a segunda inauguração de Centro de Saúde em menos de dez dias em Campinas. A primeira unidade, o CS Fernanda (região sul), foi inaugurada dia 23 de setembro.

Também participaram do evento o prefeito Demétrio Vilagra; o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; o coordenador do Distrito de Saúde Noroeste, Rubem Borges Fialho Júnior; o presidente Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Paulo Porsani; gestores e trabalhadores da saúde; secretários municipais; representantes da Câmara dos Vereadores; conselheiros de Saúde e a imprensa.

O prefeito Demétrio informou que a unidade acompanha uma população de cerca de 10 mil pessoas e, inclusive, conhece de perto as famílias, o que permite reunir informações e orientar sobre os cuidados com a saúde.

“Com a nova sede, é possível ampliar e qualificar ainda mais o atendimento para milhares de pessoas, além de melhorar as condições de trabalho da equipe. Trata-se de um momento importante, de cumprir compromisso com a população, de qualificar o atendimento”, disse Demétrio.

Segundo o prefeito, também está autorizada a realização de concurso público para contratar médicos, enfermeiros e demais profissionais com objetivo de implantar a segunda Equipe de Saúde da Família no Rossin, o que vai permitir a ampliação do horário de atendimento para até 19h. Atualmente o CS atende das 7h às 17h. Ele adiantou, também, que em breve, também na região Noroeste, será inaugurado o CS Santa Rosa.

O secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva afirmou que a nova sede representa um avanço na busca da saúde pública de qualidade, além de promover maior equidade e atender antiga reivindicação da população.

“Se você quiser oferecer um serviço de saúde de qualidade, de primeiro mundo, você tem que investir na atenção básica. É natural que você não pode esquecer da área da urgência, mas é pela atenção básica que se faz prevenção e promoção da saúde, como o controle da hipertensão e diabetes, a prevenção ao câncer e onde se disponibiliza vacina entre outras ações. Esta unidade é simbólica neste sentido. Certamente, inaugurar uma unidade básica é muito mais importante que inaugurar pronto-socorro. A atenção básica, por meio da Saúde da Família, organiza o sistema de saúde a partir das necessidades da população”, disse o secretário.

Trabalhadores.

Para a enfermeira Celina Taminato, coordenadora da unidade, a nova sede vai dar um “outro ânimo” para o trabalhador, que, até então, atuava em um espaço pequeno, com estrutura improvisada para um serviço de saúde, onde os trabalhadores atendiam da maneira que era possível.

“Agora, com certeza, vamos tem uma população melhor assistida e um trabalhador bem mais satisfeito”, disse. Informou, ainda, que a unidade acolhe, em média, 200 pessoas por dia. Ela reforçou, ainda, que o próximo passo é ampliar a equipe médica e de enfermagem e trazer a odontologia, serviço com o qual a unidade não conta. “E, a partir do momento em que conseguirmos aumentar a equipe, vamos ampliar o horário de atendimento”, disse.

Participação social.

Para o médico sanitarista Rubem Borges Fialho Júnior, coordenador do Distrito de Saúde Noroeste, a expectativa pela nova sede do Rossin era imensa. “É resultado de muita luta. Acompanhamos essa unidade crescer e as propostas foram construídas em conjunto, por meio do movimento popular intersetorial da Noroeste, que é muito atuante, o que garante que os avanços aconteçam. Teve a atuação firme do Conselho de Saúde, um movimento forte dos trabalhadores e usuários e da própria gestão. Está sendo beneficiada uma das regiões que mais cresce em Campinas, uma comunidade que terá aproximadamente 50 mil habitantes até o final de 2013”, disse.

Rubem ressaltou que ainda há muitos desafios, como ampliar o horário de atendimento. E lembrou que a meta, agora, é inaugurar o CS Santa Rosa, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) e finalizar a reforma do CS Floresta.

Para Maria da Paz Pereira da Silva, integrante do Conselho Local de Saúde do Rossin e de outros conselhos e movimentos sociais da região Noroeste, a nova sede é uma grande conquista. “Nossa população esteve mais de dez anos de casinha em casinha. Agora é como se estivéssemos no paraíso. Além do ganho da saúde, vamos ter um ganho de cidadania”, afirmou.

Maria Aparecida Severino, de 75 anos, foi uma das moradoras que festejou a inauguração. De acordo com ela, a nova sede nem se compara ao local improvisado onde a população era atendida.

“Isso é uma maravilha. Todos serão beneficiados, vai ser bom para quem recebe e para quem faz o atendimento. Aqui posso fazer ginástica chinesa Lian Gong e isso tem me feito muito bem, pois tenho colesterol e diabetes, por isso utilizo muito o centro de saúde. Também pego remédio todo mês. Moro há 32 anos aqui no bairro, todos os meus filhos e amigos são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estou emocionada de ver a inauguração de uma coisa tão importante para nosso bairro”, disse.

O investimento para a construção do CS Rossin foi de R$ 1,4 milhão. Os recursos foram da própria Administração Municipal. O endereço da unidade é rua Major Adolfo Rossin, 95, Jardim Campo Grande.