Secretaria de Saúde divulga nota sobre ocorrência no CS União de Bairros

11/10/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde vai buscar uma solução conjunta com o Conselho Local de Saúde e com outros representantes da comunidade do Centro de Saúde (CS) União de Bairros, na região Sudoeste de Campinas, para prevenir situações de violência como a ocorrida na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, quando uma moradora usuária do CS agrediu uma profissional de saúde.

A usuária discordou do atendimento feito à sua filha, que foi realizado conforme orientação estrita de receita da Unicamp, onde a criança é acompanhada.

O secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de Campinas em busca de orientações em relação à ocorrência e solicitou reforço na segurança da unidade que já conta com guarda em período integral.

Após o fato, o atendimento da unidade prosseguiu de forma parcial para que a equipe pudesse se recompor e se solidarizar com a colega agredida. A ocorrência foi registrada no 9º Distrito Policial. O atendimento voltará ao normal na quinta-feira, 13.

Desde sua inauguração, em 2001, o CS União de Bairros desenvolve uma série de projetos nos bairros de sua abrangência que compõem uma região de vulnerabilidade social em Campinas. As iniciativas são desenvolvidas por meio do Programa de Saúde da Família, que leva assistência até a casa das pessoas, e de outros programas, alguns, inclusive, envolvem outras secretariais municipais e atuam com o objetivo de promover a Cultura de Paz. Dessa forma, a Secretaria contribui para o desenvolvimento humano e social dos moradores do entorno, procurando gerar alternativas que melhorem a qualidade de vida.

A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e se solidariza com a equipe de saúde e com os moradores.

A equipe. O CS União dos Bairros atende, em média, a 500 pessoas por dia que passam na unidade para consultas, vacinas, retirada de medicação, curativos e outros procedimentos, ações de prevenção e controle de doenças e atividades de educação em saúde entre outras. São mais de 600 consultas por semana. Também são realizadas visitas domiciliares. O centro de saúde trabalha com recepção ativa, com profissionais capacitados para receber a população.

O CS União dos Bairros ainda desenvolve atividades com grupos de gestantes, crianças, adolescentes, dependentes químicos, saúde mental, hipertensão e diabetes, de geração de renda, mulheres, de convivência e outros.

A população local tem perfil jovem, sendo que o CS tem mais de 1.800 crianças menores de 5 anos cadastradas, que são acompanhadas no programa da saúde da criança.

A unidade fica na rua Pedro Degrecci, s/n°, próximo ao Terminal do Vida Nova e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h. O telefone da unidade é o 3226-9519.