Nota à imprensa Meningite

31/10/2011

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas informa nesta segunda-feira, 31 de outubro, que investiga um provável agregado de casos de meningite meningocócica – Doença Meningocócica em um bairro da Região leste da cidade.

De acordo com a Vigilância em Saúde (Visa), uma criança menor de cinco anos de idade morreu na sexta-feira, dia 28, em um hospital da rede pública com suspeita da doença. Segundo os técnicos da Visa, a criança apresentou evolução típica, clássica da doença mais grave da doença meningocócica.. Os exames laboratoriais estão em andamento.

A Visa também recebeu na sexta-feira uma outra notificação de outra criança, moradora do mesmo bairro, que está internada num hospital da rede pública e apresenta um primeiro resultado compatível com o meningococo. A Visa aguarda outros resultados para confirmação da doença. A criança permanece sob cuidados intensivos.

Todas as medidas preconizadas foram desencadeadas imediatamente após a notificação dos casos. A equipe da Visa promoveu cuidadosa avaliação do tipo de contato que cada criança teve. Nos casos em que houve contatos íntimos as pessoas receberam tratamento com quimioprofilaxia. Esta medida é chamada tecnicamente de bloqueio.

A comunidade envolvida recebeu orientações e pode tirar dúvidas com a equipe da Visa que esteve no local durante todo o último domingo, dia 30. Além disso, toda a rede de serviços de Urgência/Emergência e núcleos de Vigilância do município foram informados para estarem, atentos a ocorrências suspeitas da doença e notificação imediata do caso, com especial atenção para registros na mesma comunidade.

A Secretaria informa, ainda, que no mesmo bairro foi notificado um caso na primeira quinzena de outubro do caso de um adulto de 28 anos que evoluiu para cura. Este caso foi confirmado como meningite meningocócica C. Todas as medidas de controle foram adotadas. As investigações preliminares não apresentam relação direta entre o caso deste adulto e as duas crianças. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp, concederá entrevista à imprensa para maiores esclarecimentos às 15h desta segunda-feira, dia 312, no 11º da Prefeitura de Campinas.

Kamp

Saiba mais

A doença meningocócica é uma infecção aguda causada por bactéria, a Neisseria meningitidis (meningococo). Acomete pessoas de todas as faixas etárias, porém a maior incidência é observada em crianças menores de 5 anos, sobretudo em menores de 1 ano.Existe tratamento para a doença meningocócica. Embora atualmente não seja das doenças infecciosas mais prevalentes, apresenta potencial de gravidade e de mortalidade - morbimortalidade - elevado e com evolução rápida. A taxa de letalidade, em algumas situações, pode atingir valores superiores a 50%, quando existe a septicemia.Às vezes, esta doença pode deixar sequelas, como amputação de membros periféricos e algum comprometimento cerebral. Além disso, pode provocar surtos e epidemias.Ocorre durante todos os meses do ano. Mas, nas épocas mais frias e secas, como acontece com todas as doenças de transmissão respiratória, observa-se aumento nas ocorrências.A doença meningocócica pode se manisfestar como uma meningite – infecção das meninges - e, na sua forma mais grave, a bactéria se espalha no organismo como uma septicemia, chamada meningoccemia. Também podem aparecer casos em que há presença de meningite e meningococcemia associadas. A paciente que morreu no final de semana apresentou a doença no forma de meningococcemia.

Em 2011, Campinas acumula 27 casos de doença meningocócica - inclui meningite meningocócica e meningococcemia - dos quais 10 foram a óbito, o que dá uma letalidade de 37%.

Assessoria de Imprensa da secretaria Municipal de Saúde de Campinas