Saúde divulga balanço dos exames de tuberculose de 83 crianças

02/10/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) divulgou nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, um balanço dos 83 exames de tuberculose realizados nas crianças nascidas no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012.

Do total de crianças examinadas, 78 não apresentaram nenhum tipo de infecção, três são casos considerados latentes (possuem o bacilo, mas não desenvolveram a doença) e duas ainda terão os casos investigados mais profundamente. “Em algumas situações é preciso realizar novos exames, como a tomografia, por exemplo”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira.

As crianças que não apresentaram infecção receberam uma carta que explica os procedimentos realizados aos seus pediatras. A recomendação é que elas sejam acompanhadas por dois anos.

Os casos latentes são tratados com antibiótico por um período de seis meses. O remédio está sendo fornecido pelo Madre Theodora.

A enfermeira sanitarista do Devisa e coordenadora do Programa de Tuberculose de Campinas, Maria Alice Satto, explica que o tratamento das pessoas doentes é feito com o uso de três antibióticos durante seis meses. Os remédios são distribuídos pelo Ministério da Saúde. Até agora não houve nenhuma confirmação nas crianças examinadas na semana passada.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de funcionária do hospital, foram diagnosticadas com a doença.

Por esse motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho deste ano começaram a passar por exames na semana passada. A Vigilância e o Hospital deram prioridade a um grupo de 354 bebês que tiveram algum tipo de contato com a funcionária. Os pais estão sendo convocados por carta.

Depois que as 354 crianças forem avaliadas, o restante do grupo será chamado para realizar os exames.

Fotos de Rogério Capela

Volta ao índice de notícias