Atividades marcam comemorações do Dia Internacional do Idoso

02/10/2012

Autor: Bel Buzzo Alonso e Amanda Romero

O Dia Internacional do Idoso começou bem animado para um grupo de pessoas que frequenta o Centro de Referência do Idoso (CVI), na Lagoa do Taquaral. Embalados por uma aula de dança de salão, cerca de 50 pessoas entraram no ritmo da festa, que contou, também, com lanche comunitário e palestra sobre primeiros socorros.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) que preparou uma semana de atividades especiais para homenagear os idosos que praticam atividades físicas em toda a cidade sob orientação dos profissionais da SMEL.

“Nossa intenção é comemorar o Dia Internacional do Idoso, festejado em 1º de outubro e, proporcionar para os grupos que praticam esportes conosco, atividades de cunho educativo, social e cultural além das esportivas que já realizamos”, contou a coordenadora de Participação e Lazer da Secretaria de Esportes, Stella Marques Campos.

Semana do Idoso

Além das ações desta segunda-feira, a equipe preparou uma extensa programação que integra a Semana do Idoso. As atividades tiveram início no último dia 27 de outubro, com a comemoração do aniversário de 23 anos do CVI e continuam até a próxima sexta-feira, dia 5, conforme programa abaixo.

A maioria das atividades será realizada na sede do CVI, na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) com acesso pelo Portão 7. Somente o torneio de vôlei adaptado, aberto oficialmente no sábado dia 29, ocorre no Clube Municipal 31 de Março.

A semana será encerrada por um baile, na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 13h30, oferecendo mais uma oportunidade de confraternização a esse segmento da população.

Centro de Referência do Idoso (CRI)

O Centro de Refêrencia do Idoso (CRI) também entrou nas comemorações do dia internacional do idoso com uma programação especial nesta segunda-feira. Oferecendo um acolhimento diferenciado com a abordagem “O que é ser idoso”.

A nutricionista Maricilda Regina Pereira foi uma das organizadoras das atividades do dia e explica como é importante que o idoso saiba de seus direitos e reflita sobre como o envelhecer é um processo natural. “O idoso se percebe de diversas formas, e pensar no que é ser um idoso traz uma ferramenta a mais para o tratamento da saúde e na questão da convivência. Tentamos superar a visão que ser idoso é estar no fim, é estar em uma vida apenas com limitações, mostrando que ainda há muito para se viver. Quando a gente conhece mais essa visão, lidamos com ela de uma forma mais apropriada”, explica Maricilda.

A proposta do evento realizado no CRI é resgatar memórias e valorizar talentos, mostrando produções e criações de idosos que fazem ou já fizeram acompanhamento no Centro. Os itens expostos são parte de um acervo do grupo “Criativas”, que foi construído pelo enfermeiro Laércio Valvassoura junto com os usuários que mostravam interesse por artesanato e arte. O grupo é uma iniciativa deles próprios, não faz parte das atividades terapêuticas do CRI, mas acaba ajudando na socialização. É possível ver pinturas, santinhos feitos à mão, panos de prato e bonecas de pano espalhados pelo centro.

Seu Jaime Ferreira Bueno, de 62 anos, que começou a pintar há 15 anos, é marceneiro e cedeu as telas para serem expostas no CRI. Hoje ele faz acompanhamento no CRI com médicos e fisioterapeutas, assistência necessária já que ele sofreu uma queda de um telhado e um derrame e ficou em coma por 30 dias.

Quando mais novo, Seu Jaime morava em uma fazenda e teve contato com o pintor Aldo Cardarelli. O artista deixava restinhos de tintas e materiais para ele, que só posteriormente se interessOU pela prática. Depois de trabalhar na construção da caravela do Taquaral, Seu Jaime começou a fazer entalhes, esculturas em madeira e miniaturas de barcos.

“Tenho obras que já viajaram o mundo, foram até pra Argentina. Só que eu não as vendo, porque tenho dó, são uma criação, é uma sensação parecida a de um filho indo embora de casa. Mas algumas obras eu acabo dando de presente”, conta Bueno.

Muitos idosos ficaram emocionados depois da mostra do vídeo sobre o Centro, ao se lembrarem de antigos pacientes e da dedicação dos funcionários. O diretor de saúde, Edison Silveira, parabenizou a equipe e os pacientes presentes pelo trabalho realizado. “O que fica pra gente é o reconhecimento da população pelo serviço público, realizado por meio do SUS. A secretária vem defendendo estratégias para ampliar a proposta de atendimento do CRI.”, afirma o diretor.

Alzira Pavan, de 81 anos, reforça que se sente acolhida pela equipe de profissionais. “A qualidade de vida que nos dão é maravilhosa, desejamos que esse trabalho não acabe nunca”, afirma Alzira.

O serviço funciona em parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Campinas, na sede da instituição, na Avenida Júlio de Mesquita, 571, Centro, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Ele atende somente pacientes encaminhados por outras unidades.

Programação da Semana do Idoso

Local: Centro de Vivência do Idoso (CVI)

Endereço: Avenida Heitor Penteado – Portão 7 da Lagoa do Taquaral

• 2 de Outubro
  • 8h15 - Lian Gong
  • 9h30 - Palestra “Envelhecimento e Qualidade de Vida”
  • 10h30 - Grupo Boa Vista
  • 10h45 - Lanche Comunitário

• 3 de Outubro
  • 8h15 - Atividade Física com a Guarda Municipal
  • 9h30 – Palestra “Nutricional”
  • 10h45 – Lanche Comunitário

• 4 de Outubro
  • 8h15 - Ginástica Chinesa
  • 9h30 - Movimento Vital Expressivo
  • 10h45 – Lanche Comunitário

• 5 de outubro
  • 13h30 – Baile de Encerramento.