Hospital Ouro Verde aumenta em 42% o número de procedimentos

02/10/2012

Autor: Diego Geraldo

O Complexo Municipal Ouro Verde aumentou em 42% o número de procedimentos realizados em comparação a janeiro de 2012. Foram 56.565 procedimentos em janeiro e 80.512 em agosto. O aumento é resultado da ampliação de leitos, que eram 131 no início do ano e alcançou 195 no fechamento de agosto.

"O esforço de colocar o Hospital Ouro Verde trabalhando com capacidade total é uma realidade. Os números mostram isso", afirma o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão.

Procedimento é qualquer atendimento ou exame realizado no hospital. Ou seja, o mesmo paciente pode realizar diversos procedimentos. Entretanto, o aumento mostra que mais pessoas estão utilizando o complexo.

O crescimento se acentuou depois de maio, mês em que a Prefeitura, Ministério da Saúde e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade que gere a unidade, assinaram um aditivo que garantiu um aumento de R$ 2,6 milhões mensais para a verba disponível para o hospital. Comparado a maio, agosto tem um aumento de 29% nos procedimentos.

Crescimento

O destaque ficou com a reabilitação física, que teve um aumento de 150% nos procedimentos. Em janeiro, foram 3.243 fisioterapias e em agosto, 8.488; a fonoaudiologia saiu de 379 para 864; terapia ocupacional de 337 para 899 e osteopatia de 316 para 420 procedimentos mês.

Em seguida vêm as internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que cresceram 101% somando infantil e adulto, passando de 410 para 825 internações. Este aumento foi graças à abertura de 10 leitos de UTI Adulta na unidade.

Os atendimentos de ortopedia cresceram 81%, de 146 em janeiro para 264 em agosto. Já os atendimentos psiquiátricos cresceram 51%, de 338 para 511. Neste caso, também houve um aumento de leitos, de 15 para 20.

Outros procedimentos se destacaram. Um exemplo são os exames no laboratório municipal, que cresceram 47%. Em janeiro foram 17.269 exames e em agosto 25.377. O laboratório é o maior da América Latina e atende toda a rede. Nos últimos meses foram feitos investimentos em tecnologia, como a compra de novos equipamentos e a implantação dos exames on-line, que reduz custos e o tempo de espera do resultado.

A clínica médica cresceu 1.177 em janeiro para 1.741 em agosto, aumento de 48%. O atendimento ambulatorial cresceu 37%, de 4.712 para 6.440 em agosto.

O centro de imagem – que comporta as mamografias, ecocardiogramas, raios x, tomografia e ressonância magnética – fez 8.640 procedimentos em janeiro e 11.326 em agosto, aumento de 31%.

Os únicos procedimentos que caíram foram na observação adulta – de 261 em janeiro para 241 em agosto – e os atendimentos na sala amarela – de 73 em janeiro para 66 em agosto. Mas até mesmo os números negativos mostram o crescimento do hospital, já que essas são unidades onde pode estar esperando uma vaga em leito. Com o aumento de leitos, diminui a necessidade.

Fotos de Carlos Bassan