Banco de Leite Humano homenageia mães

03/10/2012

Autor: Diego Geraldo

As mães que durante o ano doaram ou receberam do Banco de Leite Humano de Campinas foram homenageadas pela unidade nesta segunda-feira, dia 1º de outubro. Elas foram convidadas para uma apresentação sobre o programa no auditório da Maternidade de Campinas e receberam certificado e uma camiseta, que incentiva a doação.

A data foi escolhida pelo fato de ser o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que, segundo o Ministério da Saúde, serve para que os bancos realizem ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano. Assim como, é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.

A coordenadora do Banco, Cláudia Maria Monteiro Sampaio, explicou a importância da doação. “É um trabalho voluntário que atende mais de vinte municípios. Tudo é feito com o mais alto padrão de qualidade para garantir a saúde dos bebês que, por algum motivo, não podem receber leite de suas mães”, explicou Cláudia.

A coordenadora da Saúde da Criança do município, Tânia Maria de Cássia Marcussi Oliveira, esteve no evento e falou sobre a homenagem. “É uma valorização do importante trabalho feito para essas mães”, disse a coordenadora.

A mãe Simone Tajima foi com o marido e a pequena Isabela, de um ano e um mês para o evento. Ela foi doadora do Banco por onze meses. “Fiquei sabendo que poderia doar e entrei em contato. Foi muito gratificante poder ajudar essas crianças e mães”, disse Simone.

Estoque

O estoque do Banco de Leite está baixo, com 70,65 litros em setembro, o menor do ano. Em agosto, eram 93,65 litros.

O Banco de Leite necessita e aceita doações durante o ano inteiro. Para doar é necessário que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente de leite. A doadora recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano, que é realizada em sua própria casa.

Quem quiser doar leite deve entrar em contato com Centro de Lactação - Banco Humano de Leite de Campinas pelo telefone (19) 3306-6039. Na ocasião, será feita uma triagem e o preenchimento de um cadastro.

Também será agendada a primeira visita domiciliar, quando será entregue o kit de doação (frasco estéril, touca e máscara) e a doadora fornecerá o cartão de pré-natal e/ou exames (hemograma e sorologias) realizados durante a gestação.

A partir daí, funcionários do Banco de Leite irão semanalmente à casa da doadora para deixar o kit de doação e recolher os frascos com leite congelado doado. O leite doado salva a vida de centenas de recém-nascidos, especialmente dos prematuros.

Benefícios

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de idade. Ele funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, pois é por meio dele que serão transportados os anticorpos. A criança que é amamentada tem menos chances de apresentar diabetes, doença celíaca, obesidade, respiração oral e asma.

Fotos de Carlos Bassan

Volta ao índice de notícias