Obras de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro entram na reta final

04/10/2012

Autor: Diego Geraldo

Após 36 dias de trabalho, as obras de adequação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro estão na fase final. A unidade funcionará na antiga sede do Clube Semanal de Cultura Artística, na Rua Irmã Serafina, 937. A entrega total da UPA ocorrerá em duas etapas e a expectativa é inaugurar as primeiras dependências do novo serviço de saúde, que concentram 80% do movimento de pacientes, em aproximadamente 20 dias. Em seguida, será feita a etapa para o atendimento de emergência, prevista para ficar pronta até o final do ano.

O espaço, que estará pronto em cerca de três semanas, abrigará seis consultórios ambulatoriais, sala para terapia ocupacional e psicologia, sala para assistência social, sala de medicação e inalação e o estoque. Também haverá um espaço para casos de emergência que, no entanto, será utilizado para estabilizar um eventual paciente, pois a recomendação é que casos graves sejam encaminhados para outras unidades até a entrega da segunda etapa.

Até o final do ano será instalado o equipamento para raios-x e o restante da estrutura para atender emergências. Quando completa, a unidade atenderá aproximadamente 500 pessoas por dia.

A previsão inicial era entregar a primeira fase da obra ainda em setembro mas, com o andamento dos trabalhos, foi verificado que a rede de esgoto não suportaria a demanda da UPA, sendo necessário construir nova tubulação, com maior capacidade de vazão. Esse trabalho já terminou e agora a obra prossegue normalmente.

Melhores condições

O antigo Pronto Atendimento (PA) Centro funcionava em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Barreto Leme, e foi fechado em março deste ano pela Vigilância em Saúde por causa das más condições do local.

A Prefeitura decidiu transferir a unidade para um prédio mais adequado e, em agosto, foi firmado o contrato entre a Administração e o Cultura para o aluguel das dependências do antigo clube.

A nova UPA terá o dobro do espaço do antigo PA e o prédio também servirá para abrigar serviços administrativos da secretaria de Saúde.

Fotos de Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias