Samu dá treinamento à equipe da Ceasa

04/10/2012

Autor: Eliana Fernandes

Duas profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas ministraram treinamento a um grupo de funcionários da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) nesta terça-feira, dia 2 de outubro. A iniciativa foi do setor de segurança do trabalho e de recursos humanos da empresa, como parte das atividades para formar uma brigada de incêndio na Central.

A enfermeira, Carmem Verônica, e a auxiliar de enfermagem, Andréia Rita Dumas Neves, ensinaram noções básicas de primeiros socorros. “O conteúdo é baseado no que qualquer leigo pode fazer numa situação de emergência. Este conhecimento facilita o atendimento e pode fazer a diferença e salvar vidas”, explicou Andréia.

Ela disse que o treinamento é oferecido em escolas, empresas e locais onde há grande aglomeração de pessoas. Durante três horas, as profissionais abordaram as principais ocorrências em saúde. Explicaram e mostraram na prática como agir em casos de queimadura, fraturas, convulsão, engasgamento e crises geradas por alergias.

Também ensinaram como identificar os sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de ataque cardíaco e como agira para auxiliar a pessoa até que o socorro médico chegue. “O diagnóstico rápido e os primeiros cuidados são essenciais tanto para garantir a vida quanto para reduzir as possíveis sequelas”, informou Carmem.

Participaram do treinamento os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), técnicos dos mercados de Flores e de Hortifrutigranjeiros, funcionários dos Departamentos de Alimentação Escolar e Administrativo e de Recursos Humanos.

Brigada

O técnico de segurança no trabalho da Ceasa, Ivan Souza, está oferecendo um curso a um grupo de 13 funcionários da empresa para formar uma brigada de incêndio na Central. O conteúdo das aulas segue as exigências da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros número 17. O treinamento do Samu é parte do curso.

O grupo foi formado a partir de voluntários e em 2013 haverá outra edição aberta a novos interessados na empresa. As aulas são sobre como se forma e se propaga o fogo, os tipos de incêndio e de extintores, materiais combustíveis, além de práticas de combate a incêndio.

O objetivo, explica ele, é garantir mais segurança. “Estabelecemos requisitos mínimos para composição e formação de uma equipe para agir em situação de emergência e pronta para dar início a um combate de principio de incêndio, lembrando que o incêndio é contido pelo corpo de bombeiros que possuem tecnologia e treinamento para isso”, contou.

Cabe à brigada, conforme Souza, dar um primeiro apoio numa situação de fogo o que pode evitar, muitas vezes, grandes tragédias e assessorar até a chegada dos profissionais da área. Os membros podem agir em caso de vazamento de gás; oferecer ajuda na utilização de equipamentos e extintores de fogo; realizar primeiros socorros; atuar para desligamento de energia, evacuação de área e repassando informações como pontos de hidrantes, fontes de água e de energia. Os membros da brigada que estão fazendo o curso, farão uma prova escrita no final, ainda em outubro, e depois vão se reunir periodicamente para atividades e atualizações.

Fotos de Divulgação

Volta ao índice de notícias