Saúde orienta pediatras sobre surto de tuberculose

05/10/2012

Autor: Marina Avancini

Técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde de Campinas e médicos especialistas em tuberculose infantil vão dar orientações a pediatras das redes pública e privada sobre o surto de tuberculose detectado em agosto de 2012 no Hospital e Maternidade Madre Theodora.

Entre 9 e 15 de outubro, acontecerão reuniões no Auditório do Colégio Técnico Bento Quirino e no Salão Vermelho da Prefeitura. Os encontros são abertos a todos os pediatras de Campinas e as inscrições serão feitas nos locais dos encontros.

De acordo com Maria Alice Satto, enfermeira sanitarista do Devisa e coordenadora do Programa de Tuberculose de Campinas, o objetivo é contextualizar a situação das crianças nascidas na unidade de saúde entre janeiro e junho deste ano. “Muitas poderão ser acompanhadas por pediatras da rede particular”, comenta.

Durante as reuniões serão discutidos o quadro clínico, as complicações e os métodos de diagnósticos da tuberculose em crianças, a ocorrência do surto na unidade de saúde e a situação da doença em Campinas, além do atendimento e acompanhamento das crianças expostas ao bacilo e as investigações do surto no Madre Theodora.

“A expectativa é que esses encontros consolidem a parceria que já vem acontecendo entre as redes pública e particular”, afirma Maria Alice.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de funcionária do hospital, foram diagnosticadas com a doença.

Por esse motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho deste ano começaram a passar por exames na semana passada. A Vigilância e o Hospital deram prioridade a um grupo de 354 bebês que tiveram algum tipo de contato com a funcionária. Os pais estão sendo convocados por carta.

Depois que as 354 crianças forem avaliadas, o restante do grupo será chamado para realizar os exames.

Até a semana passada, 83 foram examinadas. Deste total, 78 não apresentaram nenhum tipo de infecção, três são casos considerados latentes (possuem o bacilo, mas não desenvolveram a doença) e duas estão passando por novos exames.

Volta ao índice de notícias