Saúde apresenta novo balanço de exames de tuberculose

08/10/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) confirmou nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, mais dois casos de tuberculose em crianças nascidas no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012.

As crianças fazem parte do grupo examinado pelo hospital na semana passada, quando 78 casos foram descartados, três foram considerados infecção latente (têm o bacilo, mas não desenvolveram a doença) e dois precisaram de uma avaliação mais detalhada para confirmar o diagnóstico.

As crianças que tiveram a tuberculose confirmada nesta sexta-feira nasceram na unidade em janeiro e março deste ano. O tratamento é feito com três antibióticos durante seis meses na rede pública de Saúde.

Até esta sexta-feira, 41 crianças passaram por exames. Os resultados serão divulgados na tarde de segunda-feira, dia 8.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de funcionária do hospital, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Por esse motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho deste ano começaram a passar por exames na semana passada. A Vigilância e o Hospital deram prioridade a um grupo de 354 bebês que tiveram algum tipo de contato com a funcionária.

Os pais estão sendo convocados por carta. Depois que as 354 crianças forem avaliadas, o restante do grupo será chamado para realizar os exames.

Volta ao índice de notícias