Centro de Saúde Capivari recebe 23 novas estações de trabalho

10/10/2012

Autor: Sérgio Oliveira

O Centro de Saúde (CS) Capivari, na região Sudoeste de Campinas, recebeu 23 novas estações de trabalho, compostas por microcomputadores, monitores, teclado e mouse, além de duas novas impressoras e um notebook na segunda-feira, dia 8 de outubro.

A instalação dos equipamentos foi realizada pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e faz parte do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas, que, nesta etapa, está estendendo a outros cinco centros de saúde da cidade a experiência de informatização total inciada no CS Santo Antônio, localizado no Parque Vista Alegre, na região Sudoeste. O programa está sendo implantado a partir de uma parceria entre a IMA e a Secretaria Municipal de Saúde.

Com a instalação das 23 novas estações de trabalho, todos os microcomputadores e monitores antigos da unidade foram trocados. "As máquinas que estamos entregando são tecnologicamente atualizadas, com 4 gigabytes de memória e monitores de 22 polegadas, totalmente adequadas às atividades desenvolvidas na unidade", avaliou Andreiwid Corrêa, analista da IMA que gerencia a implantação do projeto.

As impressoras irão auxiliar no trabalho administrativo da unidade e o notebook está destinado para uso da coordenação.

Infraestrutura

A unidade já havia recebido a instalação de infraestrutura de dados e elétrica, com uma rede contando com 30 pontos de conexão, além de um novo switch (equipamento que interliga os diversos computadores em uma rede local). Também já havia recebido os access points (equipamentos utilizados para instalação de rede sem fio WiFi).

O CS também teve a sua capacidade de conexão com a Internet ampliada de 1 para 3 Mbps real, ou seja, com esta banda garantida contratualmente em 98% do tempo. Além disso os profissionais da unidade passaram por treinamento para operação do SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), software que informatiza o atendimento e a gestão da saúde em Campinas. A implantação da rede de infraestrutura de dados, da rede sem fio e a ampliação da capacidade de internet também já foi concluída no CS São Marcos.

Próximas ações

A implantação total do programa na unidade do Capivari ainda depende da entrega de um scanner, para digitalização de documentos, duas impressoras para impressão do cartão SUS, e tablets com conexão 3G para facilitar o trabalho dos agentes de saúde em visita a pacientes acamados e outras ações desenvolvidas fora do CS. Estes equipamentos estão em processo de aquisição pela IMA.

Além dos centros de saúde Capivari e São Marcos, as outras unidades que receberão a informatização plena nesta etapa serão o São Quirino, o Orosimbo Maia e o Balão do Laranja. Para maiores informações, acesse o hot site do Projeto Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas em http://iubs.campinas.sp.gov.br/