Devisa confirma mais um caso de tuberculose

03/10/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) confirmou nesta segunda-feira, 15 de outubro, mais um caso de tuberculose. O diagnóstico foi feito em uma criança nascida em abril deste ano no Hospital e Maternidade Madre Theodora, onde foi detectado um possível surto da doença.

O bebê faz parte do grupo examinado pelo hospital na primeira semana de outubro, quando três pacientes tiveram que passar por exames mais detalhados. Os outros dois ainda estão em análise e o resultado será divulgado até 22 de outubro.

Desde 25 de setembro, foram confirmados três casos da doença e 13 foram diagnosticados com infecções latentes (os pacientes têm o bacilo, mas não desenvolveram a doença).

O tratamento da tuberculose é feito na rede pública de Saúde com três antibióticos administrados durante seis meses. Os casos de infecção latente são tratados com um antibiótico, também durante seis meses.

Entenda o caso

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Por esse motivo, 1.300 crianças nascidas entre janeiro e junho deste ano começaram a passar por exames em 25 de setembro. A Vigilância e o Hospital deram prioridade a um grupo de 354 bebês que tiveram algum tipo de contato com a funcionária. Os pais estão sendo convocados por carta.

Depois que as 354 crianças forem avaliadas, o restante do grupo será chamado para realizar os exames.

Volta ao índice de notícias