Saúde faz profilaxia contra raiva após morcego em bufê

16/10/2012

Autor: Diego Geraldo

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informa que realizou tratamento profilático pós exposição em todas as pessoas com possível contato com a saliva de um morcego encontrado na piscina de bolinhas de um bufê na cidade.

O animal entrou no local por uma janela entreaberta na madrugada de quinta para sexta-feira, dias 11 e 12 de outubro, e, foi localizado após morder o pé de uma criança durante uma festa ocorrida no local, na tarde do dia 12.

A criança foi imediatamente levada para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, onde foi medicada e passa bem. Outras 10 crianças e três funcionários foram convocados para fazer tratamento no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

De acordo com o Devisa, todos os envolvidos que procuraram a unidade de saúde e receberam a vacina e soro antirrábico não têm chances de desenvolver a doença (raiva), mesmo com a mordida.

O Devisa também informa que o local havia sido higienizado na quarta-feira, dia 10 de outubro, de acordo com informações dos proprietários.

O animal, que apresentava características de estar infectado com o vírus da raiva, foi levado para exames para o Instituto Pasteur, em São Paulo. O laudo deve sair em até 45 dias. O vírus da raiva sobrevive muito pouco tempo no ambiente, não havendo mais risco no bufê.

Em 2012, já foram capturados pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) sete morcegos com raiva. Em 2011 foram cinco casos e, em 2010, 19. Desde 1981 não há casos de raiva humana em Campinas.

O Devisa orienta a população que nunca deve haver contato com morcego, vivo ou morto. Animais que voam baixo ou durante o dia e estão com o comportamento alterado podem ser transmissores de raiva, por isso é importante entrar em contato com o CCZ para que seja feita a captura correta. Os telefones são (19) 3245 1219 ou 7802 6900.

Volta ao índice de notícias