Ações da Saúde marcam Dia de Luta Contra o Câncer de Mama

16/10/2012

Autor: Marina Avancini

A Secretaria Municipal de Saúde abriu nesta terça-feira, dia 16 de outubro, as atividades que marcam o "Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama", comemorado em 19 de outubro. Campinas tem cerca de 600 casos de câncer de mama diagnosticados por ano, sendo 150 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A informação é do secretário de Saúde do município, Fernando Brandão.

De acordo com ele, a rede pública realiza 30 mil mamografias por ano na cidade. "A procura tem aumentado e isso faz com que os tumores sejam descobertos cada vez mais precocemente. Com isso, as cirurgias são menos mutilantes e há maior possibilidade de sucesso no tratamento, atingindo a cura ou melhora da sobrevida", diz.

Desde novembro do ano passado que a Policlínica II, onde funciona o Laboratório de Mastologia, monitora as mamografias para que as pacientes com exames com resultado de risco (níveis 4 ou 5) sejam direcionadas para especialistas.

"Nestes casos são necessários exames complementares", afirma o mastologista e especialista em mamografia da Policlínica II, Carlos Menossi. Ele conta que a cada 2 mil exames, cerca de 20 precisam de uma reabordagem.

"O melhor tratamento do câncer de mama é o diagnóstico precoce. A mamografia é a maneira mais eficaz na identificação de nódulos. O aparelho é capaz de detectar nódulos a partir de 0,1 centímetro", comenta.

O evento que marca o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama foi aberto pelo secretário Brandão. Na sequência houve a exibição de um vídeo sobre o tema e uma discussão do papel da Secretaria de Saúde no controle do câncer de mama e a atuação da área de diagnóstico e mastologia na Policlínica 2, realizada pelos mastologistas Giuliano Mendes Duarte e Carlos Alberto Menossi. A palestra se repete na terça-feira, 23 de outubro, às 9h, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Na Policlínica 2, acontecerão atividades serão realizadas pela equipe de Diagnóstico/ Mastologia da unidade com o tema "Prevenção! Atitude de Peito".

Na quinta-feira, 18 de outubro, e na quarta-feira, dia 24, a equipe da unidade se reunirá para o grupo sobre Conscientização no Cuidado em relação ao Câncer de Mama.

Na sexta-feira, 19 de outubro, as usuárias da Policlínica 2 receberão orientações sobre cuidados em relação ao câncer de mama.

As duas atividades serão ministradas pela médica Leda Maria Bochi de Souza e enfermeiras Ana Lúcia Montini Ribeiro e Regiane Freitas Alves.

Fotos de Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias