CS Santa Lúcia faz mutirão contra câncer de mama e de útero

17/10/2012

Autor: Amanda Romero

O Centro de Saúde (CS) Santa Lúcia promove neste sábado, dia 20 de outubro, das 7h às 16h, um mutirão de coleta de Papanicolau para prevenção de câncer de colo do útero e orientação e marcação de mamografias para o combate do câncer de mama.

Os exames são direcionados para todas as mulheres que residem na área de abrangência da unidade. O mutirão é parte das iniciativas de prevenção do câncer de mama, que tem o dia 19 de outubro como data mundial de luta contra a doença.

A coordenadora do CS Santa Lúcia, Ana Lúcia Soares Soutello, destaca a importância dos exames. "As mulheres, hoje, ocupam um espaço enorme no mercado de trabalho e exercem muitas atividades, o que as deixam, muitas vezes, sem tempo pra cuidar da saúde. Esse dia é especial pra elas, um tempo também para que se cuidem", afirma a coordenadora.

Papanicolau

O câncer de colo de útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excluindo os casos de câncer de pele melanoma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para uma rápida detecção da doença são o diagnóstico precoce (que é a abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento, que no Brasil, é feito por meio do Papanicolau.

O exame citopatológico deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual. Para Ana Lúcia, é preciso ressaltar que o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento, pois promove o aumento das chances de cura.

No dia 2 de outubro, foi publicado no Diário Oficial do município a lei 14.412, que instituiu na rede pública o programa de prevenção e tratamento contra o câncer de colo de útero. A lei orienta ações educativas e de prevenção durante o mês de setembro, como a desenvolvida pelo CS.

Câncer de mama

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura. Ele se dá por meio do exame de mamografia, que deve ser realizada anualmente em todas as mulheres com 50 anos ou mais, já que é a partir dessa idade que há um aumento na ocorrência da doença.

"Solicitaremos mamografia para todas as mulheres com 50 anos ou mais que ainda não fizeram o exame esse ano, caso necessário, até solicitaremos exames mais específicos, como o ultrassom de mama", conta Ana Lúcia. Os exames são feitos em outra unidades, como Hospital Mário Gatti, Celso Pierro, Policlínica 2 e Ouro Verde.

O sintoma mais comum de câncer nas mamas é o aparecimento de um caroço, que pode ser como nódulos indolores, duros e irregulares ou, até mesmo, nódulos macios e arredondados. Por isso é importante ir ao médico. Outros sinais do câncer de mama incluem o inchaço ou endurecimento do seio, dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro), saída de secreção, que não seja leite e caroço nas axilas.

"Apesar de o autoexame ser importante, a mamografia é o melhor método de diagnosticar a doença. El consegue encontrar nódulos menores, ou seja, detecta o câncer no início e aumenta as chances de cura", explicou o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão.

Exames

O CS Santa Lúcia já realiza diariamente a coleta do Papanicolaou, mas muitas mulheres deixaram de comparecer a unidade para serem examinadas. "O mutirão também tem o objetivo de aumentar a adesão das mulheres a esse exame, que tem tido a cobertura baixa", explica a coordenadora.

O CS Santa Lúcia está localizado na Rua São Benedito, número 50. Contato pelos telefones 3269-2904 e 3227-9380.

Volta ao índice de notícias