Médico dá dicas para enfrentar a mudança do horário de verão

19/10/2012

Autor: Juliana Perrenoud

Sábado, dia 20 de outubro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Um procedimento simples, resolvido com um girar ou apertar de botões, mas que, para o organismo humano, pode significar falta de sono e excesso de fome. O médico neurocirurgião do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Valmir Rodrigues Prado, explica que medidas simples podem amenizar os impactos do novo horário na rotina das pessoas.

"Vai levar um tempo para que a pessoa se habitue ao novo horário, cerca de uma ou duas semanas, isso é natural", explica o médico. Porém, segundo ele, quem leva uma vida saudável, terá menos problemas com a adaptação.

"Pessoas que fazem cinco refeições por dia não sentem tanta fome próximo ao horário do almoço", diz. "Os lanches entre as refeições devem ser pensados: frutas, duas bolachas de água e sal com queijo branco, são suficientes para que a pessoa consiga chegar ao horário de almoço com tranquilidade." O médico explica que a medida, ainda, ajuda a manter o peso equilibrado.

Com relação ao sono, evitar estimulantes após as 18 horas, como café, chá preto, mate, refrigerantes, álcool e escolher uma refeição leve, ajuda na hora de dormir. "Deu sono, vá para a cama. Se você demorar muito, perdemos o que chamamos de 'janela do sono', que dura um período de 10 a 15 minutos. Você só vai ter essa 'janela' novamente depois de uma ou duas horas", conta o neurocirurgião. "Passou o sono, levante-se, tome um chá de erva-doce ou camomila, ouça uma música relaxante, leia um livro tranquilo. Não adianta ficar deitado esperando o sono vir". Banho quente, embora relaxante, pode despertar.

A televisão é estimulante, portanto, evite vê-la na cama. "Além disso, se você dormir com a TV ligada, não terá um sono reparador.

Se você é fumante, saiba que o cigarro atrapalha o sono. "É mais um incentivo para os tabagistas largarem o vício", encoraja Valmir.

Muitas pessoas aproveitam essas horas a mais de sol para a prática de esportes. "Isso é muito válido e importante, mas não deixe para praticá-los muito próximo da hora de dormir. Os esportes deixam o corpo acelerado", conta Valmir.

Volta ao índice de notícias