Hospital Mário Gatti tem novo diretor clínico

19/10/2012

Autor: Juliana Perrenoud

O novo diretor clínico do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, gestão 2012/2014, acaba de ser eleito. Valmir Rodrigues Prado, neurocirurgião, recebeu 37 dos 58 votos, e é o novo responsável pelo corpo clínico, por todas as comissões e relatórios do hospital.

O cargo de diretor clínico é honorífico, sem remuneração, e o profissional é eleito por seus pares, seguindo o que é preconizado pelo Código de Ética Médica. Seu mandato é de dois anos, podendo ser reeleito, por votação direta, por mais dois anos.

A missão do diretor clínico é orientar e, principalmente, nortear perante a administração pública e ao Código de Ética Médica, todas as ações que promovam a saúde e o bem-estar do paciente que aqui chega. Seu desafio é conhecer o funcionamento administrativo de um hospital público, financiado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), e ter conhecimento profundo de política nacional de humanização do Ministério da Saúde.

"O diretor clínico precisa conhecer, genericamente, todas as áreas de atividade médicas, suas diferenças e especificidades, e deve zelar por uma relação harmoniosa e, principalmente, ética", explica o presidente do hospital, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro.

Pela primeira vez como diretor clínico, Valmir, que está há 14 anos no Mário Gatti, conta que decidiu se candidatar, pois queria fazer algo pela instituição. "Agradeço a confiança e procurarei estar aberto a críticas e sugestões, tentar fazer o melhor possível para corresponder às expectativas", ressalta.

"Desejo a ele muita sabedoria e paciência para lidar com os conflitos inerentes à função que ele agora abraça", finalizou Pinheiro. Com 17 votos, Almir José Dias Valverde foi eleito vice-diretor clínico. Dos 58 votos, dois foram nulos e dois em branco.

Ética

Na mesma data, também foram definidos os novos titulares e suplentes da Comissão de Ética Médica. Confira:

Membros Titulares:

• Dr. Fábio Giovanetti Morano, 39 votos;
  • Dr. Antonio Anselmo R. Rienzo, 29 votos;
  • Dr. Carlos Alberto Salomão Muraro, 26 votos;
  • Dr. Almir José Dias Valverde, 25 votos;
  • Dra. Silvia Benvenuti de Oliveira, 23 votos;
  • Dr. Roberto Carlos Pessoa Mendes, 21 votos.

Membros Suplentes:

• Dr. André Luis D. Jardini, 20 votos;
  • Dra. Maria Angélica C. N. Pereira, 19 votos;
  • Dr. Alexandre R. Canelli, 19 votos;
  • Dra. Fernanda R. A. Fossa, 17 votos;
  • Dra. Andréa L. Tirico Paiva, 15 votos;
  • Dr. Everton Soeiro, 9 votos.