Samu qualifica enfermeiros da região para integração do serviço

19/10/2012

Autor: Diego Geraldo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas está capacitando, de 15 a 19 de outubro, enfermeiros de cidades da região como parte do esforço para a criação do Samu Regional. O objetivo é que os profissionais escolhidos transmitam os conhecimentos nos municípios de origem.

São 22 profissionais de Amparo, Indaiatuba, Jaguariúna, Valinhos e Vinhedo, que passam por aulas teóricas e treinamentos práticos com os enfermeiros de Campinas. Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, eles foram até a sede da Guarda Municipal da Lagoa do Taquaral para a parte prática do curso.

"Esses profissionais têm que ser bem treinados porque vão atuar sozinhos nas ruas. Eles precisam conhecer os protocolos do atendimento pré-hospitalar para saber como agir corretamente, além de passar a informação correta para o hospital. Por isso, além do atendimento, eles também aprendem a linguagem de rádio", explicou o coordenador do Samu, José Roberto Hansen.

"O Samu é uma marca nacional e a alta qualidade do atendimento deve ser igual em todos os locais. Aqui eles têm orientações de como proceder em paradas cardiorrespiratórias, arritmias, cuidados com gestantes e neonatais, atendimento psiquiátrico, pediátrico, de traumas, ou seja, todos os tipos de atendimento", explicou o enfermeiro do Samu de Campinas, Lissandro Luis da Silva.

O enfermeiro Adenilson Peixoto de Oliveira veio de Vinhedo e aprovou o curso. "O Samu é um órgão muito importante e treinamentos como esse devem ser feitos constantemente. Com o Samu regional vamos ter mais estrutura com uma regulação mais eficiente", disse.

De acordo com Hansen, ainda serão feitos treinamentos no para motoristas, técnicos de enfermagem e médicos das cidades vizinhas.

Samu Regional

As prefeituras assinaram com o Ministério da Saúde no dia 2 de julho o documento que regulamentou o Samu Regional. O órgão contará com uma central de regulação em Campinas. "As ligações para o 192 das cidades serão desviadas para a central de Campinas, que vai avaliar e qualificar as prioridades", explicou Hansen.

O secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, disse que a regionalização vai desafogar os hospitais da cidade. "Muitas vezes as ambulâncias de outras cidades trazem pacientes para serem atendidos aqui. Com a central, será possível indicar o local para onde as pessoas devem ser levadas. Em muitos casos, um hospital que atende casos de média complexidade é capaz de resolver".

Com a regionalização, o repasse de recursos feito pelo Ministério de Saúde ao consórcio somará R$ 670 mil mensais, que serão utilizados para a manutenção dos veículos de socorro. O serviço entra em vigor em 2013.

Fotos de Rogério Capela