Mutirão da saúde realiza exame Papanicolau em 91 mulheres

20/10/2012

Autor: Bruno Sgambato

O Mutirão da saúde realizado no Centro de Saúde Santa Lúcio atendeu 91 mulheres com a coleta de material para o exame de Papanicolau. O exame é importante na prevenção do câncer de colo de útero.

Os atendimentos foram realizados neste sábado, entre 7h e 16h. Após a coleta, as pacientes ainda puderam agendar o exame de mamografia para o combate do câncer de mama.

De acordo com o a coordenadora do centro de saúde, Ana Lúcia Soares Soutello, o exame é rápido e de extrema importância para a saúde da mulher. "O exame não passa de dez minutos e o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento, pois promove o aumento das chances de cura", explica. "Lembrando que não é indicado para as que estejam no período menstrual ou tenham tido relação sexual nos últimos três dias", salienta.

Para Debora Cristina, de 49 anos, o exame é incômodo, porém necessário. "Temos que aproveitar para nos prevenir, a medicina existe não só para curar como também prevenir", destaca a moradora do bairro.

Com 29 anos, Gislaine Cristina, que realizou o exame várias vezes e aprovou a ideia do mutirão. "Desta forma podemos comparecer sem ter que faltar no trabalho", explica.

Os exames são direcionados para todas as mulheres que residem na área de abrangência da unidade. O CS Santa Lúcia já realiza diariamente a coleta do Papanicolaou, mas muitas mulheres deixaram para comparecer na unidade neste sábado. "O mutirão também tem o objetivo de aumentar a adesão das mulheres a esse exame, que tem tido a cobertura baixa", explica a coordenadora.

Fotos de Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias