Geriatra do Mário Gatti alerta sobre prevenção à osteoporose

22/10/2012

Autor: Gustavo Bezerra

Prevenir-se desde criança, com dieta balanceada e ingestão diária de um grama de cálcio - que pode ser encontrado no leite, iogurtes e queijos. Este é o alerta geriatra do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Christian Makoto Ito, no Dia Internacional da Osteoporose, celebrado neste sábado, dia 20 de outubro.

O geriatra lembra também que a exposição ao sol pelo menos três vezes durante a semana em um período de 15 minutos, antes das 10h e após as 16h e atividades físicas praticadas ao longo da vida também podem ajudar; ou seja, o sedentarismo é outro componente que leva a osteoporose. Dados oficiais da Federação Internacional de Osteoporose (IOF) indicam que mais de 10 milhões de brasileiros sejam portadores da osteoporose, doença que atinge principalmente mulheres idosas.

Estima-se que a osteoporose, doença nos ossos, atinja uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens no mundo. O problema afeta com mais frequência o punho, braço, coluna e quadril. Nos idosos, a preocupação é ainda maior: as dores são crônicas, há dificuldades para caminhar e diminuição na qualidade de vida.

Ito, ressalta que trata-se de uma doença crônica, mas que, com tratamento, complicações como fraturas podem ser evitadas. "A osteoporose é uma doença mais comum na população feminina após a menopausa, entretanto, homens idosos também estão sujeitos a doença", afirma.

O geriatra diz, ainda, que o consumo de cigarro e de álcool podem contribuir para o desenvolvimento da doença. "Mudanças de hábitos como parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, além de atividade física são fundamentais para se evitar a doença", alerta o geriatra. O maior objetivo do tratamento é evitar fraturas, portanto evitar as quedas nos idosos também é importante.

O Centro de Referência de Saúde do Idoso trata de pacientes com osteoporose e outras patologias. Inicialmente o usuário precisa procurar o centro de saúde mais próximo, onde é feita a consulta e a avaliação do paciente idoso com mais de 59 anos, e por fim, encaminhado para o Centro de Referência.

"Ao chegar aqui o paciente passa por uma equipe médica de geriatria, fisioterapia, e terapia ocupacional", explica a auxiliar de enfermagem Ivani Paulino. O Centro de Referência de Saúde do Idoso fica na Avenida Júlio de Mesquita, 751, no Cambuí, e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Não abre aos finais de semana.

Prevenção

O geriatra explica um diagnóstico positivo de osteoporose é realizado através da densitometria óssea. Além disso, alguns tipos de fraturas podem ser consideradas como indicadoras da doença como uma fratura de fêmur, por exemplo.

Volta ao índice de notícias