Gestores da Saúde participam de palestra sobre o SUS

23/10/2012

Autor: Diego Geraldo

Os gestores de todo os níveis da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 23 de outubro, para uma palestra sobre o papel do gestor no Sistema Único de Saúde (SUS) com o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-sp) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Ademar Arthur Chioro. O evento faz parte da Educação Permanente (EP) para os gestores, programa da Pasta.

O secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, abriu o evento e destacou a importância do aperfeiçoamento da gestão dos profissionais. "A educação permanente dos gestores da saúde visa reforçar o papel dos funcionários como protagonistas do processo de trabalho e, por fim, qualificar as ações em saúde", disse Brandão.

"O trabalho do SUS de Campinas é referência. Aqui se formaram quadros e políticas que se multiplicaram pelo país. A gestão e o papel do profissional se colocam de maneira fundamental para compreendermos como se constroem os processos que se refletem no dia a dia", explicou Chioro.

Ele fez uma apresentação sobre o papel do gestor e as dificuldades do SUS. Também comparou as experiências de São Bernardo do Campo com as vividas em Campinas, a partir das questões apresentadas pelos participantes.

EP

Desde dezembro de 2010 a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve a Educação Permanente (EP) para os gestores, com apoio do Ministério da Saúde. São seis grupos - os distritos mais a região central - que se reúnem mensalmente para treinamentos ou discussões.

O objetivo principal é proporcionar um processo educativo com reflexão, debate, teorização e estratégias de enfrentamento dos nós críticos, sistematicamente dialogada com a gestão do processo de trabalho.

O grupo de participantes é composto por profissionais com diferentes formações e que atuam na gestão dos múltiplos processos nos diferentes departamentos e setores da pasta como Atenção à Saúde, Compras e Contratos, Vigilância em Saúde, Gestão de Pessoas, Planejamento, Regulação, Financeiro e Gabinete.

Fotos de Carlos Bassan