Campinas tem quatro novos casos de febre maculosa

26/10/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria de Saúde de Campinas informa que foram registrados quatro novos casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) na cidade. Os casos foram confirmados nesta sexta-feira, dia 26 de outubro. Três pessoas morreram neste mês. As vítimas foram pessoas de 35, 33 e 10 anos.

Em 2012 foram registrados cinco casos da doença, sendo que dois evoluíram para cura. No ano passado, a cidade teve cinco casos, com três mortes registradas. Em 2010, foram 14 casos e quatro mortes.

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa, transmitida pelo carrapato estrela quando ele está contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Em Campinas, o principal hospedeiro é a capivara. Os sintomas da doença são febre alta, mal estar e dor no corpo. Manchas vermelhas podem aparecer na pele.

A FMB é grave e deve ser tratada precocemente, pois o sucesso do tratamento depende disso. A taxa de letalidade da doença é alta. As pessoas que tiveram picada de carrapato ou estiveram em ambientes com capivaras e/ou carrapatos, devem informar ao médico para que o tratamento seja iniciado precocemente e, dessa forma, não evolua para um quadro mais grave.

Volta ao índice de notícias