Saúde promove atividades educativas na 'Semana dos Bons Dentes'

29/10/2012

Autor: Diego Geraldo

Para marcar a Semana dos Bons Dentes, comemorada a partir do Dia do Dentista, em 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de saúde bucal de vários centros de saúde, promoveu uma série de atividades sobre prevenção e educação em saúde bucal.

As ações, direcionadas a todas as faixas etárias, foram realizadas nas unidades de saúde, em escolas e outros equipamentos sociais. Na programação foram incluídas atividades de educação, informação e mobilização sobre prevenção em saúde bucal por meio de palestras, apresentações de peças de teatro e de filmes, confecção e exposição de cartazes, atividades lúdicas, orientações em salas de acolhimento e distribuição de escovas e cremes dentais.

Foram também realizadas atividades direcionadas a gestantes, que abordam cuidados com a própria higiene bucal e com a do bebê. Os idosos também foram alvos da Semana com ações que incentivam, entre outros cuidados, o exame de prevenção do câncer bucal.

De acordo com o coordenador municipal da área de Saúde Bucal da Prefeitura, Isamu Murakami, as atividades preventivas e educativas realizadas são muito importantes, pois reforçam a necessidade de se conscientizar a população os principais conceitos de prevenção em saúde bucal.

“A incorporação de conceitos como a correta higienização, uso adequado do fio dental e o consumo moderado de alimentos açucarados irá contribuir para a melhoria de suas condições bucais, diminuindo a incidência das doenças periodontal e cárie dental” explicou o coordenador.

Atividades

No Centro de Saúde da Vila Ipê, na região Sul da cidade, a equipe de saúde bucal, por meio do projeto Multiplicadores de Sorrisos, capacitou alunos da Escola Estadual Procópio Ferreira e pessoas da terceira idade para atuarem como multiplicadores do autocuidado em saúde bucal.

A partir dos conceitos que apreenderam, os alunos fizeram abordagens na comunidade com o objetivo de propagar informações sobre a importância dos dentes; as doenças da boca, como gengivite, cárie e doença periodontal; e a autonomia através da prevenção, com adequação das técnicas de escovação, de uso fio dental e da higiene da língua.

No CS da Vila Ipê, região sul, da Cemei Maria Beatriz também receberam orientações.

No CS São Quirino, região Leste, foram feitas diversas ações sobre saúde bucal direcionadas aos usuários. A unidade foi criativamente decorada para a semana dos bons dentes e a equipe promoveu palestras sobre o cuidado com a saúde bucal e a correta higienização, também foram exibidos filmes educativos sobre o tema e ao final de cada atividade diária.

Segundo a coordenadora da unidade, Nicéia de Cássia Aleixo, os objetivos da realização da semana foram amplamente atingidos, pois foi levado até a população local os diversos conceitos preventivos sobre como manter a saúde bucal de forma adequada.

“Outro fator altamente positivo foi a participação maciça da equipe de saúde bucal da unidade que planejou e executou todas as atividades de forma pedagógica e criativa , exercendo dessa maneira o papel de protagonistas do processo” disse a coordenadora.

Fotos de Rogério Capela