Ouro Verde terá palestra aberta sobre AVC nesta quarta-feira

30/10/2012

Autor: Diego Geraldo

Em comemoração à Semana Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Municipal Ouro Verde promove nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, às 14h, a palestra “Vamos Falar de AVC?”, com a neurologista coordenadora da unidade de AVC da unidade, Cynthia Herrera.

O evento é aberto a toda comunidade, mas em especial para cuidadores, acompanhantes e internados, e acontece no auditório do hospital. Serão dadas orientações sobre prevenção e como reconhecer e proceder no caso de sofrer um AVC.

Segundo o Ministério da Saúde, o atendimento na primeira hora dá 50% de chances de recuperação total; em até uma hora e meia, cai para 25%; se o atendimento for em até três horas, uma a cada sete pessoas tem total recuperação; se for em mais de quatro horas, a chances são de uma em quatorze.

“Se o paciente ou algum acompanhante conhece os sintomas, é possível reduzir os danos. Quanto mais cedo for o atendimento, melhor. Infelizmente, pesquisas mostram que a maioria da população não conhece os sintomas ou como proceder”, explicou o neurologista da unidade, Wagner Avelar.

Sintomas

No caso da suspeita de um AVC, a medida imediata a ser tomada é chamar levar a vítima a um hospital ou chamar o serviço de emergência. Os principais sintomas são:

  • Dificuldade de mover o rosto (não consegue sorrir);
  • Dificuldade em movimentar os braços adequadamente (principalmente em um dos lados);
  • Dificuldade de falar e se expressar;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Problemas de visão.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC é uma perda rápida da função neurológica decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos do cérebro.

Ele pode ser fatal e é a primeira causa de mortes no Brasil. Em Campinas é a segunda causa, atrás do infarto agudo do miocárdio. Foram 470 mortes em 2011, contra 512 em 2010.

Os principais fatores de risco são hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol alto, tabagismo, consumo excessivo de álcool, diabetes, idade e obesidade.

A prevenção da doença está ligada a boa qualidade de vida com exercícios e boa alimentação e o tratamento correto das doenças crônicas que podem causar o AVC.

Volta ao índice de notícias